202403281649

Notícias

A importância da carreira de economista

Publicado em: 11/08/2020

Com a pandemia de coronavírus – Covid-19, a questão econômica tornou-se uma das prioridades em todo o mundo. O profissional da área, mais do que nunca, é valorizado para tentar driblar a crise causada por esse problema. O coordenador do curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ademil Lúcio Lopes, fala sobre funções e tendências da carreira. O “Dia do Economista” é comemorado nesta quinta-feira, dia 13 de agosto.

“A principal tarefa dos economistas é contribuir para a resolução de um problema de fundo, presente no cotidiano dos indivíduos, das famílias, das empresas e dos governos. O problema que afeta todos é a escassez de recursos, ou seja, referente a todos os tipos: financeiros, produtivos etc. O fato é que são limitados e a sociedade, de forma geral, deve fazer escolhas que produzam os melhores resultados econômicos e sociais”, aponta o docente.

Ele explica que o economista, portanto, “é o profissional que adquire conhecimento e um conjunto de ferramentas de análises qualitativas e quantitativas, de modo a contribuir para uma melhor distribuição dos recursos que possuímos, com o objetivo de gerar maior bem-estar social, aumentar os lucros empresariais e atingir conforto individual e familiar”. “O economista está apto a atuar em um amplo leque de atividades: pesquisa de mercado, planejamento estratégico, consultoria empresarial, custos e orçamentos empresariais, mercado financeiro, corretoras de investimentos, consultorias, bancos e órgãos governamentais - prefeituras, estados e governo federal”, detalha.

Atualmente, o setor financeiro é um importante campo de atuação, na visão de Lopes, “pois as mudanças em curso na economia tornaram mais difícil e complexa a gestão de recursos por parte das famílias e mesmo das empresas, visto que os juros, sempre muito elevados, favoreciam uma gestão tranquila das poupanças, já que os ganhos eram garantidos com as aplicações financeiras que rendiam muito e com riscos baixos”. “Esse cenário mudou: os juros são baixos como nunca foram no país e os riscos aumentaram, portanto, é fundamental a presença de profissionais qualificados para uma boa gestão desses recursos em um cenário mais desafiador”, comenta o coordenador.

Além disso, o setor financeiro brasileiro consegue se preservar em contextos de crise com bastante sucesso, de acordo com o professor, “sendo muito atraente para os economistas”. “O agronegócio também é um setor que tende a oferecer oportunidades para os profissionais que se especializarem na área, pois seu crescimento aumentou a complexidade na gestão das empresas rurais, que necessitam de profissionais que atuem nas áreas de finanças e nos mercados financeiros, cada vez mais relevantes para o agronegócio”, completa.

Lopes finaliza dizendo que, atualmente, “o grande desafio dos economistas é incorporar novos conhecimentos vindos de outras áreas, como administração, estatística e ciências de dados, e acompanhar as recentes ferramentas de análise que têm surgido com as novas tecnologias, de modo a se tornar um profissional mais completo e capaz de resolver os problemas reais enfrentados pelas empresas e pela sociedade de forma geral”.

Informações sobre o curso de Economia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI