202404190437

Notícias

Dia do Advogado é celebrado nesta terça, dia 11

Publicado em: 10/08/2020

Nesta terça-feira, dia 11 de agosto, é comemorado o “Dia do Advogado”. O professor da graduação de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, José Luiz Passos, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB 5ª Subseção Araraquara, orientador da Pasta de Estágio do curso e docente de pós-graduação a distância da universidade, Tiago Romano, destacam áreas da carreira que estão em ascensão.

“O advogado é o responsável por restabelecer a justiça ao defender o direito do cidadão que tem seus direitos violados. O professor José Welington Pinto sempre enfatizava que ‘o advogado é o primeiro juiz da causa’”, comentam Passos e Romano.

Eles contam que, atualmente, estão em crescimento as áreas de Direito Digital, Eletrônico e do Agronegócio. “Com a pandemia de coronavírus – Covid-19, a área de Direito Imobiliário - por conta das locações e contratos cíveis – também está mais atuante, em razão de renegociações dos negócios entabulados anteriormente à pandemia, e que necessitam ser revistos. E, de forma fundamental, o Direito do Trabalho”, completam.

Na carreira, o maior desafio profissional nos dias atuais é, segundo ambos, “sempre manter-se atualizado e fazer a defesa do cidadão o mais perfeitamente possível, além de buscar constante atualização das normas estabelecidas em razão da pandemia, principalmente as normativas emanadas dos tribunais e do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, acompanhando de perto as decisões municipais, estaduais e federais”.

Passos e Romano reforçam que “a advocacia é um dos pilares da justiça, prevista na Constituição”. “Sem o advogado, não se faz justiça e, especificamente para os advogados brasileiros, a Carta Magna traz o artigo 133, que estipula que ‘O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei’, o que determina a indispensabilidade do profissional por cumprir função essencial à concretização da justiça, dentro dos fundamentos constitucionais do direito de defesa, do contraditório e do devido processo legal”, finalizam.

Informações sobre o curso de Direito da uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI