Publicado em: 21/07/2020
O Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara é um dos parceiros de um projeto de sensores que detectam substâncias no suor e podem fornecer diversas informações sobre a saúde. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Física da USP de São Carlos.
“É um estudo voltado a sensores vestíveis baseados em nanocelulose bacteriana para detecção de metais e que poderia ser útil na detecção de diabetes”, explica o pesquisador do Laboratório de BioPolMat, Hernane da Silva Barud.
Ele aponta que “nossa contribuição foi principalmente na questão do auxílio na preparação das membranas e na celulose bacteriana, com a qual o grupo já vem trabalhando para tratamento de feridas”. “Também trabalhamos com o desenvolvimento de telas flexíveis e em plataforma para a cultura de células onde poderíamos substituir ensaios em animais por ensaios in vitro”, destaca.
Um artigo científico sobre o projeto dos sensores (em inglês), do qual Barud é um dos coautores, foi publicado na revista científica internacional “Talanta”, e pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/2WHmObW.
Informações sobre o Laboratório de BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI