mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

RH 4.0 é tema de TCC de aluna da Uniara

Publicado em: 30/06/2020

Na última semana, a aluna do curso a distância de Gestão de Recursos Humanos – RH da Universidade de Araraquara - Uniara, Amanda de Lucca, apresentou, via Google Meet, seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado “Desafios e tendências do RH 4.0”. 

“O RH 4.0 é decorrente da quarta Revolução Industrial, a qual vivenciamos. Nele, a tecnologia é fator primordial tanto para seu fortalecimento quanto para sua colaboração mais estratégica dentro da empresa. Isso quer dizer, então, que a tecnologia torna possível a automatização de atividades mecânicas e repetitivas, e minimiza burocracias, questões que tomam todo o tempo do profissional de RH, que nesse cenário 4.0 passa a ter mais tempo para questões mais estratégicas dentro da organização”, explica a estudante.

Ela detalha que, dessa maneira, “as máquinas passam a executar as funções de rotina, e as pessoas são as que tomam as decisões importantes com base na informação e na interpretação dos dados gerados”. “Com isso, RH 4.0 promete proporcionar decisões ágeis e acertadas; melhorar os processos de recrutamento e seleção, pois ajuda a encontrar o profissional ideal para a vaga; proporcionar um expediente mais flexível e agradável, onde se encaixa a questão do home office; reduzir custos e burocracias; proporcionar novas formas de gestão, tornando possível gerenciar equipes de forma remota; contribuir para o clima organizacional, pois tende a melhorar as relações de trabalho e o fortalecimento da cultura da empresa; gerar ganhos de produtividade, motivação e engajamento dos colaboradores, e tornar a empresa competitiva e inovadora”, destaca.

A conclusão do trabalho, de acordo com Amanda, é que “o RH 4.0 vem para inovar, proporcionar mudanças, sugerir soluções e selecionar e preparar a força de trabalho, o que contribui para melhores resultados organizacionais”. “O RH 4.0 vem como uma forma de valorizar ainda mais os colaboradores, que é a proposta da gestão de pessoas, de modo que traz benefícios para relações sociais e torna os relacionamentos mais humanos. Considero também um estudo de relevância profissional, por apresentar questões importantes em relação ao perfil necessário para esse cenário 4.0 - como esses profissionais deverão se adequar e o que irão enfrentar com a implementação do RH 4.0”, aponta.

O tema, na opinião da estudante, tende a crescer bastante, “mas já começa a fazer sentido considerando os atuais acontecimentos no mundo”. “É importante que outras pesquisas sejam realizadas, como estudos de caso por exemplo, para que seja possível identificar seus reais benefícios e principais desafios”, comenta Amanda, revelando que seu TCC será estruturado para se tornar um artigo para publicação.

O estudo da aluna foi orientado pela professora Larissa Camerlengo Dias Gomes. “A Amanda fez o primeiro contato comigo e mencionou a intenção de estudar sobre os desafios e tendências dos Recursos Humanos. Por eu estar pesquisando sobre o RH 4.0, propus que ela pesquisasse sobre seus desafios e suas tendências. A aluna gostou da ideia e iniciou o processo de estudo e revisão da literatura”, conta a docente.

Ela salienta que “o RH 4.0 vem de forma a acompanhar as evoluções trazidas pelas revoluções industriais”. “É uma resposta da área de recursos humanos à quarta Revolução Industrial, sendo que essas evoluções do RH 4.0 abarcam uma automatização de processos e funções, além de possuírem um valor mais estratégico de forma a priorizarem e valorizarem ainda mais os colaboradores de uma organização”, reforça.

Cada dia mais, a gestão de pessoas se torna um departamento estratégico que utiliza processos e ferramentas para maximizar o potencial dos colaboradores, na visão de Larissa. “Com a tecnologia 4.0 envolvida, indica-se ganhar produtividade e minimizar erros e burocracias, o que reflete em uma empresa mais competitiva. As empresas precisam se adaptar às novas realidades de gestão, ao novo comportamento e a necessidades dos colaboradores, e procurar encontrar novas formas de mensurarem a produtividade do colaborador, maximizando seu potencial, além de criar indicadores embasados nas tecnologias 4.0 para aumentarem sua assertividade”, diz a orientadora.

O coordenador do curso, Gustavo Marques, faz questão de frisar a qualidade dos alunos de cursos a distância formados pela Uniara. “O cuidado com a qualidade dos profissionais é o nosso norte. E essa qualidade está na temática pertinente e atualizada dos temas”, finaliza.

Informações sobre o curso a distância de Gestão de Recursos Humanos da Uniara podem ser obtidas no endereço ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /