202404200542

Notícias

Curso de Psicologia da Uniara promove live sobre luta antimanicomial

Publicado em: 19/05/2020

Nesta segunda-feira, dia 18 de maio, o curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu a live “Luta Antimanicomial – (re)construindo saberes e fazeres em saúde mental”, que contou com Mara Soares Frateschi e Lívia Malara, além da coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado. O conteúdo pode ser conferido no link https://bit.ly/2zNhxqX.

“Tivemos dois momentos, sendo o primeiro com a fala de Mara, que fez uma retrospectiva histórica sobre a luta antimanicomial e abordou os vários elementos envolvidos nessa luta. Ela ressaltou a importância de perceber que é uma luta que continua vívida.Temos ainda, em nosso país, uma mentalidade que pressupõe a ideia de exclusão da pessoa que tem transtornos mentais, e Mara utilizou-se de um estudo de caso para mostrar a importância de um novo olhar, que não exclui o desejo, a necessidade e aquilo que é importante para que essa pessoa se coloque como sujeito no mundo”, relata Simoni.

Ela conta que, na segunda parte da atividade, Lívia“apresentou como se organizam os grupos comunitários em saúde mental, considerando-se ser essa uma proposta inovadora na abordagem da saúde mental”. “O grupo procura dar voz aos participantes, que trazem suas vivências e experiências, compartilhadas em um espaço que não é ‘atrás dos muros’, como seria no manicômio”, explica.

Durante toda a reflexão, “pensamos e compartilhamos esse pensar de que ainda temos, no mundo atual, a necessidade de desconstruir a ideia manicomial mais do que os espaços físicos”. “Nossa sociedade ainda tem muita resistência com a diferença em relação àquilo que se mostra desconhecido. Geralmente os transtornos mentais são olhados dessa maneira”, aponta a coordenadora.

No encerramento da live, Simoni menciona que foi abordada a importância do papel do profissional da saúde – “da psicologia e dos demais profissionais que atuam em saúde mental - nessa desconstrução do tabu e na importância desse espaço para esses profissionais também dialogarem para conseguirem construir estratégias que atendam às necessidades dos sujeitos”.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI