202404260854

Notícias

Professora de Estética da Uniara dá dicas de cuidados devido à pandemia

Publicado em: 15/05/2020

Cuidar do corpo é sempre uma tarefa necessária, porém, devido ao isolamento social causado pela pandemia de coronavírus – Covid-19, muitas dessas ações podem ser realizadas em casa, de acordo com a professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Araraquara – Uniara, Flávia Assunção, que dá dicas de cuidados com a pele, mãos e pés. 

Para quem costuma ir a salões de beleza ou clínicas de estética, por exemplo, é diferente cuidar do corpo em casa, segundo ela, “pois o cuidado de um profissional especializado tem suas qualificações, porém, cuidar-se em casa não é difícil”. “Basta seguir algumas orientações e ter disciplina”, diz.

Ela aponta que as principais áreas de cuidado são as mãos, “pois estamos todo o tempo em contato com algo”. “Uma vez bem lavadas e limpas, isso diminui grandemente a chance de contaminar outras áreas do corpo, objetos e principalmente outras pessoas. O cuidado, então, é lavar muito bem as mãos, enxugá-las bem e aplicar creme hidratante. Evite também compartilhar pertences de uso pessoal, como toalhas, por exemplo, e dar preferência aos sabonetes líquidos, pois não necessitam de contato manual com o produto, diferentemente dos sabonetes em barra. No rosto, após lavá-lo, aplicar o filtro solar ao menos duas vezes por dia”, orienta a docente.

Quanto a massagens, Flávia explica que, de forma geral, podem ser realizadas em casa como forma de relaxamento nos pés, ou de efeito circulatório, com aplicação de cremes para celulite, por exemplo. “A substituição de acessórios como o bambu, em caso da bambuterapia, devem seguir a orientação de ser de material que possa ser devidamente lavado com água e sabão ou higienizado com álcool, o ideal é ser de plástico, por exemplo”, sugere.

Com o confinamento, muitas pessoas ficam literalmente dentro de suas casas, sem tomarem sol, o que não é recomendado pela professora. “Ele é vital para a produção da vitamina D, importante para os nossos ossos e diminui sinais de depressão. Não é necessário muito tempo - entre cinco e dez minutos -, antes das 10h ou após as 16h, em qualquer cantinho da casa”, indica.

E a higiene pessoal nunca pode ser deixada de lado, “em nenhuma situação”. “É possível que neste momento algumas pessoas estejam mesmo deixando um pouco de lado essa atividade, mas uma boa higiene dos dentes - escovação e fio dental -, cabelos, unhas e da pele de forma geral, minimiza imensamente os riscos de infecções e muitas doenças de pele que precisarão de tratamento medicamentoso. Para pessoas com diabetes, que são do grupo de risco, cuidados redobrados com os pés, evitando ferimentos. Devem enxugá-los muito bem após o banho, e manter a hidratação”, salienta Flávia.

Ela reforça a importância de lavar muito bem as mãos, antes e depois de manusear qualquer objeto. “Use o álcool apenas quando não tiver água e sabão disponível, ao entrar em supermercados, por exemplo. E ainda, utilize a máscara - nariz e boca - ao sair de casa. O uso inadequado das máscaras aumenta o risco de contágio e é ineficaz”, finaliza.

Informações sobre o curso de Estética e Cosmética da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI