mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais da Uniara é coautor de artigo publicado em revista especializada

Publicado em: 11/05/2020

O líder e pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, é coautor de um artigo publicado na “Journal of Sol-Gel Science and Technology”. Um resumo do conteúdo, em inglês, pode ser acessado pelo link https://bit.ly/2zrF9kz.

O artigo é intitulado “A review on polyphosphate coacervates — structural properties and bioapplications”. “Coacervato é uma palavra derivada do latim cujo significado é co – união - e acerv - agregação. A coacervação é uma separação de duas fases líquidas que se diferenciam entre si pela viscosidade e concentração em colóides. A fase mais rica em colóide, e que apresenta maior viscosidade, é chamada coacervato, e a fase com menor viscosidade e, consequentemente, pobre em colóide, é chamada de líquido de equilíbrio ou sobrenadante”, explica Barud.

Ele conta que, na pesquisa, “utilizamos um coacervato de polifosfato, que é um polieletrólito com várias unidades, como se fosse um pequeno polímero inorgânico, ao qual, sempre que adicionamos um íon como o cálcio, por exemplo, ele coacerva e forma um gel”. “Esse gel, que é obtido à temperatura ambiente, é um excelente precursor para a obtenção de vidros. Porém, nos últimos anos, há um interesse para sua utilização na área biomédica, seja como implante na regeneração óssea ou como matriz para a liberação de fármaco. Assim, nesse artigo, fizemos uma revisão das possíveis aplicações do coacervato de polifosfato”, relata.

O material também envolve a geração de patentes, de acordo com o docente. “E, quem sabe, um dia poderá entrar no mercado devido à sua versatilidade”, reflete.

Barud menciona que o artigo envolve pesquisadores do Instituto de Química da Unesp, da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e de Odontologia da Unesp, além de uma integrante da startup Biosmart. Além dele, os outros autores são: Douglas Franco, Hélida de Oliveira Barud, Osmir Oliveira Júnior, Andréia Meneguin, Luiz Fernando de Oliveira, Maurício Silva, Sidney Ribeiro e Marcelo Nalin.

Informações sobre o Laboratório de BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /