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Alunos de Medicina Veterinária da Uniara desenvolvem manequins didáticos de cães, gatos e equinos

Publicado em: 04/05/2020

Os alunos do quarto ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara - Uniara estão desenvolvendo manequins de cães, gatos e equinos para atividades de treinamento prático nas disciplinas profissionalizantes, sob supervisão dos docentes Karina Castagnolli Martins, Douglas Augusto Franciscato e André Luiz Baptista Galvão.

“A criação e o emprego dos manequins didáticos é de grande contribuição ao ensino e ao bem-estar animal. O uso já foi empregado em aulas presenciais neste ano, antes do isolamento social causado pela pandemia de coronavírus – Covid-19, nas disciplinas ‘Enfermagem Veterinária’, ‘Anestesiologia Veterinária’, ‘Semiologia’ e ‘Clínica Médica de Pequenos Animais’, detalha Galvão.

Ele comenta que “o desenvolvimento de simuladores didáticos para as diferentes atividades práticas veterinárias constitui inovação tecnológica e possui importância na compreensão e entendimento prático de diversas disciplinas do curso, e a Uniara tem realizado grandes investimentos”. “Desde o começo de 2019, os estudantes estão em processo de planejamento, idealização e confecção de manequins didáticos para uso em aula. A atividade presencial foi suspensa, mas a redação científica do conteúdo segue normalmente, a distância. No momento, já estão prontos três manequins”, conta o professor.

Um deles é um cão que permite a identificação de pontos de avaliação. “Esse manequim permite que os alunos treinem a audição, ouvindo os sons normais e anormais do coração, pulmões e da traqueia; o segundo manequim permite a identificação dos principais vasos sanguíneos, o que possibilita a identificação e o treinamento do método de coleta de sangue. O terceiro é importante para o treinamento de palpação, principalmente do linfonodos, e outros manequins também já prontos, mas em redação para publicação, possibilitam o treinamento de contenção”, relata Galvão.

Durante a quarentena, os alunos seguem, de acordo com o docente, com planejamento técnico e elaboração de métodos de recursos tecnológicos que podem ser inseridos nos modelos futuros, “para que, após o isolamento, a confecção dos modelos volte já planejada”. “Os manequins permitem um primeiro contato, um treinamento e uma melhor capacitação do aluno para as atividades posteriores que envolvem os animais vivos. Após esse treinamento inicial, ele se sente mais confortável e seguro de suas ações. O emprego dessa metodologia proporciona também um cuidado especial com a saúde do trabalhador, pois os estudantes estarão aptos ao atendimento com maior segurança, evitando o risco de acidentes que envolvem mordeduras ou arranhadas. No conceito de bem-estar animal, a orientação e os cuidados na prevenção de fugas também são considerados”, destaca.

Galvão finaliza reforçando que “o investimento e o emprego dos manequins permite atingir os objetivos técnicos educacionais que unem o bem-estar animal, mantendo a qualidade do ensino ao graduando de Medicina Veterinária”.

Informações sobre a graduação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

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