202404200017

Notícias

Mestrado em Odontologia da Uniara entrega máscaras e sugadores à Secretaria de Saúde de Matão

Publicado em: 16/04/2020

Nesta quarta-feira, dia 15 de abril, o Programa de Pós-Graduação – PPG em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu coordenador, Rogerio Margonar, e da mestranda Aline Cristina de Oliveira, entregou máscaras e sugadores, desenvolvidos por meio de impressão 3D, à Secretaria de Saúde de Matão. A entrega foi feita ao prefeito da cidade, Edinardo Esquetini. 

“Gostaria de agradecer, em nome de todo o corpo docente do PPG, a oportunidade de fazermos essa inserção social neste momento tão complicado de pandemia. Produzimos essas máscaras, onde aproveitamos toda a nossa expertise na odontologia digital para fazer os projetos e impressões 3D, para podermos ajudar a população não só de Matão, mas também de Araraquara. É uma alegria muito grande”, relatou Margonar.

Para Aline, é muito gratificante aplicar “todo o conhecimento adquirido para fabricar esses Equipamentos de Proteção Individual - EPIs neste tempo de tanta necessidade, e fazer essa doação à população matonense”. “Na verdade, é um compartilhamento de ideias. Um profissional compartilha com o outro essas imagens 3D. Fizemos algumas adaptações dessas imagens para que as máscaras e os sugadores ficassem perfeitos para eles. Com relação aos sugadores, foi feita uma adaptação dos arquivos, para que eles ficassem efetivos e, ao mesmo tempo, com um custo benefício mais adequado. Os sugadores vêm para diminuir a contaminação no ambiente do cirurgião dentista, seja paciente seja profissional”, explicou.

“Meu agradecimento e admiração aos responsáveis por essa fabricação em impressora 3D desses equipamentos que parecem simples, mas que precisam de muita tecnologia para serem desenvolvidos. Foram o Rogerio, coordenador do nosso mestrado em Odontologia, e a Aline, matonense e nossa mestranda, que desenvolveram essas máscaras e sugadores doados. Esses equipamentos são muito importantes para a proteção dos profissionais da área de saúde bucal. É uma honra a Uniara estar fazendo parte disso. Esperamos que o serviço de saúde bucal do município possa utilizar os equipamentos para a segurança de seus profissionais e pacientes, ajudando a diminuir, e muito, a contaminação nos consultórios dentários”, afirmou o chefe do Departamento Jurídico da universidade, Fernando Passos, que na ocasião representou o reitor, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro. 

Passos lembrou da doação, realizada na semana passada, de máscaras produzidas pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB da Uniara. “Fizemos uma doação semelhante ao Hospital Carlos Fernando Malzoni. Soube que os profissionais de lá já estão usando, principalmente na UTI. É mais um serviço da Uniara para Matão e toda a região. Em nome do nosso reitor, agradeço a toda a população matonense”, comentou.

O prefeito municipal de Matão, Edinardo Esquetini, fez agradecimentos a todos os envolvidos. “É uma honra muito grande a universidade fazer parte da nossa cidade. Não é de hoje que ela já é participante do nosso meio e, agora, atuando em trabalho social e de ajuda neste momento difícil e de calamidade. A solidariedade é muito importante. Ficamos felizes com essa doação, porque esses materiais são de difícil aquisição no período que estamos vivenciando. Tenho certeza de que a Uniara hoje, socialmente, está agindo de uma forma muito intensa na área da saúde, salvando vidas. Não somente do profissional, mas também do paciente. Muito obrigado à Uniara por fazer parte da vida da cidade de Matão”, declarou.

O responsável pela área de odontologia da cidade, Luis Paulo Bellini, ressaltou que “uma de nossas maiores preocupações neste momento é com a proteção dos cirurgiões dentistas, dos auxiliares e dos pacientes”. “Essas máscaras vieram, maravilhosamente, de encontro com o que estávamos procurando. Temos muito a agradecer à Uniara, ao professor Rogerio e à Aline por esse trabalho, que trará muitos benefícios aos profissionais e à população, que precisa desse serviço”, finalizou.

Detalhes sobre o PPG em Ciências Odontológicas da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7408, pelo WhatsApp (16) 99642-9480 ou pelo e-mail mestradoodontologia@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI