202403291001

Notícias

Biotecnologia da Uniara entrega máscaras de proteção ao Hospital Carlos Fernando Malzoni, de Matão

Publicado em: 13/04/2020

Na última quinta-feira, dia 9 de abril, foram entregues ao Hospital Carlos Fernando Malzoni, de Matão, uma cota de máscaras de proteção desenvolvidas, por meio de impressão 3D, pelo Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara. Os equipamentos foram destinados a profissionais da saúde que atuam no atendimento a pacientes contaminados ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus – Covid-19.

O coordenador do PPGB, André Capaldo Amaral, relata que “é um trabalho que nos tem felicitado muito”. “Entregamos uma cota mínima, para Matão, que é tão importante para a Uniara. É o mínimo que podemos fazer: trazer um pouco do que nosso Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia faz - pesquisa e extensão para a comunidade”, explica.

Para o coordenador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Uniara, Hernane da Silva Barud, “não é possível desvincular a ciência e as coisas que ela pode gerar”. “Estamos aqui para mostrar de que maneira nosso Programa de Pós-Graduação pode contribuir de maneira efetiva para a comunidade, usando nosso conhecimento, por meio da impressão 3D. Entregamos um pouco mais de solidariedade, que acredito que também faz parte da atuação do nosso programa de Biotecnologia”, afirma.

“O momento é de se unir, de fazer uma força-tarefa, seja da universidade, seja dos membros da comunidade. Esse trabalho é resultado não apenas dos pesquisadores da Uniara, mas de um grupo que tem sido formado ao longo dessas semanas. Pudemos entregar um pouco de máscaras ao hospital de Matão devido ao fruto desse trabalho que a universidade tem catalisado, mas que, ao mesmo tempo, a comunidade e outras pessoas também estão envolvidas. Seria impossível esse trabalho ser feito se não tivesse o auxílio de outras pessoas da comunidade”, relata Barud.

A diretora administrativa do Hospital, Denise Minelli, ressalta a importância da ação. “A Uniara já é uma grande parceira do nosso hospital, os alunos de Medicina já estão conosco há algum tempo, e também os de outros cursos que estagiam aqui. Foi muito importante essa colaboração que recebemos. Hoje em dia, o Equipamento de Proteção Individual – EPI é a maior dificuldade que as Santas Casas estão tendo. Nós agradecemos muito a colaboração da Uniara, em nome de toda nossa diretoria”, diz.

O aluno de Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP, Pedro Augusto Saletti Pinotti, também é colaborador voluntário da produção das máscaras doadas. “Fiquei sabendo dessa ação por meio do site de notícias da Uniara, que publicou que o departamento de Biotecnologia estava fazendo essa produção. Imediatamente entrei em contato com eles, porque acredito que todo mundo deve fazer sua parte para que todos saiam bem dessa pandemia. O pessoal da Biotecnologia me aceitou muito bem e estou fazendo parte até hoje desse projeto. Faço parte da impressão 3D das prusas, que são um modelo de suporte das máscaras que seguram a proteção”, finaliza o estudante.

Mais informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Colaboração: Fagner Pereira (TV Uniara).

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI