202608030854

mostrar mensagem ]

Carta do Reitor da UNIARA aos Alunos, Funcionários, Professores, Dirigentes, Egressos e todos que dão vida à Uniara (01/08/2026)

É com plena consciência da responsabilidade institucional que assumo a Reitoria da nossa querida Universidade de Araraquara (Uniara), por escolha do Conselho de Curadores da Associação São Bento de Ensino, mantenedora da Universidade. Ao iniciar esta gestão, farei de tudo para honrar a sólida trajetória educacional iniciada em 1968 com a criação dos primeiros cursos superiores culminando no credenciamento da Universidade que hoje congrega dezenas de Cursos em várias modalidades. Milhares de alunos e alunas continuarão a contar com centenas de Trabalhadores e Professores, incluindo os dirigentes todos pautados pelo compromisso irrevogável com a nossa missão: gerar e disseminar o conhecimento no campo do ensino, da pesquisa e da extensão nas diversas áreas do conhecimento. Caros colegas de trabalho: confio em vocês e tenho convicção de que os maiores resultados nascem sempre da união de esforços. Nosso foco central é assegurar uma governança eficiente, capaz de promover a inovação tecnológica e social, contribuindo diretamente para a sustentabilidade da sociedade local e regional e para a sua inserção no contexto internacional. E nisso continuaremos também a contar com o competente apoio da direção da Associação São Bento, onde também houve a eleição da Diretora Presidente, Dra. Fabíola Machado de Almeida Francisco.

Compreendo que, diante da velocidade sem precedentes das transformações contemporâneas, especialmente do excesso de informações que caracteriza nosso tempo, o papel da educação formal seja, por vezes, equivocadamente questionado. No entanto, é justamente nesse contexto de incertezas e mudanças aceleradas que a Universidade reafirma sua relevância e seu caráter indispensável. Sua missão não é oferecer fórmulas prontas ou respostas definitivas, mas formar indivíduos capazes de pensar com rigor, agir com autonomia intelectual, enfrentar problemas complexos e desenvolver as competências exigidas pelo mercado de trabalho e pela sociedade, tanto no presente quanto no futuro.

Para assegurar a excelência dessa formação, assumo o dever de dar continuidade ao trabalho sério liderado por décadas pelo Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro que consolidou o prestígio da nossa Instituição junto com competente equipe. A Reitoria trabalhará de forma incessante para garantir que nossos projetos pedagógicos e nossa estrutura estejam rigorosamente alinhados às novas tecnologias, às exigências reais e às tendências do mercado de trabalho. Vocês alunos que ingressam na Uniara confiam em nosso trabalho de formação para construir bases profissionais profundas, e esta gestão atuará com total seriedade para garantir que essas expectativas sejam plenamente concretizadas e por igual compromisso conclamo nossos Funcionários, Dirigentes e Professores a seguirmos juntos nestes ideais. Excelente retorno às aulas.

Cordialmente,

Prof. Dr. Fernando Passos
Reitor - Uniara

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Curso de Psicologia da Uniara elabora cartilha com dicas para alunos estudarem em casa

Publicado em: 09/04/2020

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de coronavírus, o curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de sua coordenadora, Simoni de Cássia Haddad Penteado, elaborou uma cartilha com dicas para os alunos da instituição estudarem em casa. O conteúdo pode ser acessado no link https://bit.ly/39UEnct.

“O material contou com a colaboração de Paula dos Santos, do setor de Marketing da Uniara, e de docentes da graduação, que me ajudaram na revisão e também deram algumas sugestões.A ideia surgiu a partir de uma conversa no grupo de professores, visto que percebíamos a dificuldade de alguns estudantesem manterem uma rotina, e devido à ansiedade com relação aos estudos. Assim, buscamos, nessa cartilha, oferecer algumas dicas, tanto no que se refere ao ambiente físico – como se organizar – quanto à maneira de planejarem suas atividades diárias”, explica Simoni.

Ela conta que a intenção também é destacar “a importância de acompanharem as videoconferências oferecidas pelos professores, nos horários que seriam de aula presencial, como uma forma de, além de verem o conteúdo e fazerem umaproveitamento, se prepararem e se manterem ativos”.

Outro aspecto que procurou evidenciar no material, de acordo com a coordenadora, foi a relevância do lazer dentro de casa. “As pessoas têm reclamado da impossibilidade de irem e virem, e a impressão que se tem é que em casa não é possível ter lazer. Assim, sugerimos algumas atividades que podem ser feitas em casa, como um momento de pausa para relaxamento em meio, muitas vezes, a uma sobrecarga de estudos”, aponta.

Na cartilha, Simoni também procurou reforçar que, “embora isolados do ponto de vista físico, temos a vantagem de podermos nos manter conectados”. “Dessa maneira, sugerimos que mantenham essa conexão por meio da internet com os amigos e familiares, e ressaltamos a importância desse contato com os professores, coordenadores de curso e colegas de classe. Acreditamos que é o momento de nos apoiarmos mutuamente, e de os alunos pedirem suporte para esse novo formato com o qual estamos trabalhando, para que continuem a aprender e a estudar”, finaliza.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI