[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 11/03/2020
A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, abriu as portas para que a mestranda e o doutorando do Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo - USP de Ribeirão Preto, Edilaine Lilian Leticio e David Andrés Casilimas Díaz, realizem suas pesquisas de pós-graduação, na área de psicologia, com alunos e colaboradores da Uniara, de maneira voluntária.
Os interessados em participar dos estudos, voltados a tempo, memória e tato, devem se cadastrar no endereço https://dancadi89.wixsite.com/tempomemoriaetato, onde estão disponíveis detalhes sobre os trabalhos.
“O projeto estuda a percepção que as pessoas têm do tempo e a relação dela com outros processos cognitivos. Há muitos eventos na vida nos quais alteramos a percepção do tempo. O mais comum é quando você curte algo e sente que o tempo passa muito rapidamente; já quando se está entediado, passa muito devagar”, comenta Díaz.
Ele conta que, em seu estudo, irá trabalhar principalmente com estímulos físicos, sensoriais e táteis, e lembra que os participantes receberão certificados da USP que contam para horas de estágio.
Edilaine menciona que as duas pesquisas são relacionadas à parte cognitiva. “Entretanto, lido com estímulos auditivos e visuais. Será algo simples, com duração de cerca de vinte minutos, e quem participar precisará retornar no dia seguinte para outros dez minutos”, detalha.
A intenção, segundo ela, é ampliar o público-alvo. “Vamos começar com os alunos de Psicologia da Uniara, por ser um curso mais próximo à nossa área de estudo, mas não será necessário que sejam somente estudantes da graduação. Pelo contrário, é interessante que o público seja diverso, explorando diferentes habilidades”, diz.
Edilaine lembra que uma mesma pessoa pode participar das duas pesquisas, “porém, elas serão realizadas em dias e horários diferentes”. “Temos a intenção de avaliar ao menos 120 voluntários cada um”, aponta.
A chefe do Departamento de CHS da Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, conta que a ideia de Edilaine e Díaz realizarem seus estudos na Universidade de Araraquara surgiu por meio do orientador de ambos os trabalhos, o professor José Lino Oliveira Bueno, “que participou do início do curso de Psicologia da instituição, e essa proximidade de anos possibilitou a oportunidade”. “Toda pesquisa científica tem valor imenso para avanços nas áreas. Assim, quando se colabora, contribui-se para que haja melhor entendimento e conhecimento mais aprofundado”, finaliza.
Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI