202404231350

Notícias

PPG em Biotecnologia da Uniara realiza primeira reunião do Programa de Iniciação Científica Júnior

Publicado em: 06/03/2020

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu a primeira reunião do Programa de Iniciação Científica Júnior nesta sexta-feira, dia 6 de março, na unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 12317, no Centro). A atividade é fruto do projeto “Ciência na Escola”, promovido pelo PPG no final de 2019, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria de Educação.

“A ideia de aproximação da universidade com os ensinos fundamental e médio vem sendo construída e reforçada no transcorrer dos últimos anos. Em 2019, o PPGB-MRQM elaborou a feira de ciências, que foi um sucesso, pois conseguimos juntar alunos e professores de diversas escolas públicas e particulares da cidade para um evento bastante produtivo, que certamente impactou essas crianças e as motivou no interesse ainda maior pela ciência”, comenta o coordenador do Programa e organizador do “Ciência na Escola”, André Capaldo Amaral.

Ele lembra que, na época do evento, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq disponibilizou cinco bolsas de iniciação científica - IC para escolas públicas. “Assim, com os projetos de IC premiados na feira, convidamos seus autores para receberem a bolsa e desenvolverem, em 2020, a IC Júnior, com uma grande vivência no processo científico e, sobretudo, dentro de uma universidade, nos laboratórios de pesquisa, convivendo com alunos de graduação e de pós-graduação”, destaca.

Durante a reunião desta sexta-feira, os passos seguintes começaram a ser delineados, de acordo com Amaral. “Nessa atividade, o docente da pós-graduação, Luis Henrique Montrezor, ministrou uma aula sobre metodologia científica para que os estudantes possam usá-la como base para terem um entendimento maior na hora de desenvolverem seus projetos. Teremos outras reuniões mensais para a discussão do método científico, e eles já começarão a elaboração de seus trabalhos, que devem ser realizados até o mês de dezembro”, explica o coordenador.

Esse primeiro encontro “foi interessante porque, muito além das cinco bolsas disponibilizadas, contamos com diversos alunos que participaram mesmo sem bolsa”. “Foram quase quinze estudantes do ensino médio para vivenciarem mais a ciência e a universidade. Acredito que seja muito importante o papel que o universitário tem perante a sociedade, que é fazer uma devolutiva do que tem sido desenvolvido em relação à ciência, em um nível mais avançado”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI