202404200422

Notícias

Alunos de Design Digital da Uniara desenvolvem protótipo de jogo de cartas que valoriza literatura nacional

Publicado em: 07/01/2020

Os estudantes da graduação de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Julia Baldin Takakura e Miguel Pachiega Guerreiro, desenvolveram o protótipo de um projeto que valoriza autores nacionais e suas obras, o “Literatour: Uma viagem na literatura brasileira”, sob orientação da professora Adeline Gil.

“Iniciamos tudo com uma pergunta simples: ‘Você consome literatura brasileira?’. Uma pesquisa feita pelo Ibope, em 2016, apontava que 56% da população alfabetizada não lia por vontade própria, e esse número fica ainda maior quando falamos de literatura brasileira”, contextualizam os estudantes.

Eles contam que, “como solução para esse problema, criamos o ‘Literatour’”. “É um jogo de cartas simples no qual cada uma representa um grande nome da literatura brasileira, com informações e curiosidades. As cartas são distribuídas de forma igualitária entre os participantes e suas informações irão duelar, ganhando a carta de número maior”, explicam.

O objetivo do jogo, de acordo com Julia e Miguel, “é aproximar a população, principalmente o público jovem, da literatura nacional, de forma simples e divertida, despertando a curiosidade e o interesse pela literatura brasileira”. “O projeto pode ser implementado em escolas desde o ensino fundamental até em universidades, e também é um jogo para se divertir com amigos e familiares”, destacam.

Adeline reforça que o “projeto foi criado para despertar o interesse das crianças e jovens pela literatura brasileira, procurando garantir a representatividade de autores negros e de mulheres, entre outros grupos”.

Julia lembra que “Literatour: Uma viagem na literatura brasileira”, por ser um protótipo, não está completo, mas ressalta que os interessados no jogo podem entrar em contato pelo e-mail juliabtakakura@gmail.com.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI