202404191209

Notícias

Projeto de formando em Arquitetura da Uniara simula revitalização de parque urbano de Nova Europa

Publicado em: 06/12/2019

O formando do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Otávio Dosvaldo, desenvolveu como Trabalho Final de Graduação – TFG o estudo “Parque da Cachoeira - Centro de Convivência Educacional”, orientado pelo professor Leandro Rodolfo Schenk.

“O projeto, idealizado em Nova Europa, trata de uma revitalização em um parque urbano. Atualmente, o local é uma área com alguns problemas urbanos, como pouca segurança pública e proteção ambiental, verificados por meio de estudos e pesquisas realizados durante o primeiro semestre de 2019”, conta o aluno.

Ele relata que, a partir disso, foi projetado um Centro de Convivência Educacional “com intuitos esportivo, cultural e sustentável, como uma forma de solução para os problemas”. “O objetivo principal das construções arquitetônicas é demonstrar que pode e deve haver respeito entre a arquitetura e a natureza, integrando a paisagem à construção”, diz.

Schenk, que orientou o TFG de Dosvaldo, comenta que o estudante “foi uma grande surpresa para nós, pois teve uma evolução muito grande”. “Quando chegou a hora de fazer o trabalho final, ele canalizou seus esforços de uma maneira incrível, e foi um dos que mais nos presenteou com sua apresentação, de qualidade muito alta. Isso veio devido à sua dedicação. Sua postura foi exemplar”, declara.

Ao longo do processo, segundo o docente, o formando “teve muita assiduidade em todos os atendimentos e se prontificou a acertar detalhes de cada crítica construtiva elaborada”. “Ele trazia algo mais evoluído, e foi muito bom, pois lidou com o limite entre o parque urbano e a arquitetura, de modo que praticamente conseguiu quase fazer dois TFGs em um, com diversos detalhamentos, para os que usuários desfrutassem do local”, destaca.

Atualmente, esse local está em desuso em Nova Europa, de acordo com Schenk, “praticamente abandonado, e se houver interesse e vontade pública maior, seria um bom exemplo de como mudar essa realidade”. “É uma situação que pode ser revertida em benefício da população”, finaliza.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI