202404180130

Notícias

Alunos de Computação da Uniara participam da 2ª Maratona de Programação da universidade

Publicado em: 03/12/2019

No último sábado, dia 30 de novembro, alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Universidade de Araraquara – Uniara participaram da “2ª Maratona de Programação”, promovida pelas graduações na unidade IV da instituição.

“A ideia foi inspirada em grandes universidades não só do país como também do exterior. É um evento onde colocamos os jovens da área de tecnologia para fornecerem soluções no menor tempo possível. Quem fornecer o maior número de soluções, nessa condição, é o campeão”, explica o professor Felipe Dalillo.

Ele conta que foram definidos times com três integrantes cada, em um total de 36 alunos. “Foi elaborado um software juntamente com o aluno da graduação, Davi Parca, que foi o campeão da Maratona anterior, para gerenciarmos os problemas propostos no evento. Cada equipe tinha um acesso exclusivo, e poderia escolher quais os problemas que gostaria de resolver e implementar o software com a solução, e o sistema automaticamente validava se atendia ao problema”, detalha.

No início, foi feito um briefing sobre a ferramenta e foram explicadas todas as regras, de acordo com o docente. “Em seguida, elaboramos 25 problemas para serem resolvidos em três horas, de modo que os grupos precisariam escolher com sabedoria qual tentariam resolver, sendo que cada um tinha uma pontuação diferente, de acordo com sua complexidade. Havia aqueles simples de serem solucionados, mas a pontuação era baixa. Alguns foram propostos para que alunos do primeiro ano – cerca de 30% dos participantes - também pudessem participar, visto que alguns conteúdos ainda serão abordados nos anos seguintes”, relembra.

Assim que um time enviava um código para avaliação que fosse aprovado pelo monitor, segundo Dalillo, “entregávamos uma bexiga, um modelo que as maratonas de programação adotam”. “Foram resolvidos cerca de duzentos problemas no total, pelos doze times e, depois das três horas, paramos o sistema e fizemos a classificação e entrega dos prêmios para os cinco primeiros colocados”, relata.

O coordenador das graduações de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, José Eduardo Ribeiro, comenta que “foi um ótimo evento, coordenado a três mãos: pelos professores Felipe Dalillo e Rodrigo Malara, e por mim”. “O professor Felipe fez toda a coordenação operacional, e deixo aqui meus parabéns pela condução dos trabalhos realizados com muita eficiência. Deixo meus agradecimentos também à professoa Renata Mirela, que auxiliou no processo juntamente com Felipe, e ao aluno da turma de Sistemas de Informação, Davi Parca”, declara.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI