202403281348

Notícias

Comunidade prestigia a abertura do Presépio Uniara

Publicado em: 02/12/2019

Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, diversas pessoas da comunidade prestigiaram a abertura do Presépio Uniara, exposto no saguão da unidade I da instituição (rua Voluntários da Pátria, 1295, no Centro). A cerimônia contou com a participação do Coral Uniara, que deu início à solenidade com músicas natalinas.

Em seguida, a coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Uniara, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, que é neta do autor do projeto, o professor José Maria Esmerald de Arruda (in memorian), relembrou um pouco da história do Presépio e recitou a poesia “Lição de Natal”, de sua própria autoria. “É sempre uma honra e motivo de muita alegria poder estar aqui, no marco de dezembro, para que possamos nos relembrar e reviver todas as boas emoções e o aprendizado que Jesus nos deixou, além de também revivermos a memória do professor José Maria. Gostaria de agradecer à presença de todos nessa noite, especialmente à iniciativa luminosa dessa universidade, que tem sempre à frente a inovação não só das ideias, mas também das emoções”, declarou.

A exposição, gratuita, ficará aberta à comunidade até o dia 20 de dezembro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

 

Sobre o presépio

A coordenadora do Centro de Orientação Profissional – COP da Uniara, Lina Arruda Mauro, filha de José Maria, conta que seu pai, quando tinha sete anos, ganhou de presente um pequeno presépio. “Ele ficou tão encantado que, desde então, começou a montar outros. O tempo passou, ele tornou-se professor de história e tinha muitas ilustrações sobre esse tema. Depois que se aposentou, começou a fazer mais peças e o tamanho do presépio foi aumentando”, relembra.

Doado ao Centro de Artes da Uniara em 1995, “ele foi montado até 2004”. “Então, em 2017, o reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, pediu ao inspetor de alunos Adilson Machioni que restaurasse a obra, já bastante desgastada pelo tempo. Ele fez um trabalho maravilhoso. Tem muita história e muita vida nesse presépio”, finaliza, emocionada.

Mais informações sobre a Uniara e a visitação de seu presépio podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI