202404200731

Notícias

Palestras da XLVIII Semana Jurídica da Uniara lotam salão do Gran Hotel

Publicado em: 23/10/2019

Na segunda-feira, dia 21 de outubro, primeira noite da XLVIII Semana Jurídica “Dr. Marcel Zanin Bombardi” da Universidade de Araraquara – Uniara, o auditório do Gran Hotel Morada do Sol ficou lotado. Logo após as boas-vindas dadas aos presentes pelo chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da instituição, Fernando Passos, a primeira palestra do evento, intitulada “MP 881/2019 – MP da Liberdade Econômica”, ficou a cargo do Procurador Federal André Santa Cruz.

“Era uma Medida Provisória - MP, mas agora já é lei. A MP da Liberdade Econômica foi a medida provisória 881, editada há alguns meses e, após intensos debates no Congresso Nacional, tornou-se a Lei 13.874. Ela cria regras com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios do Brasil ao conferir mais direitos aos empresários do país e fazer alguns ajustes no nosso ordenamento jurídico, com o objetivo de dar mais segurança jurídica a quem empreende no Brasil”, explica o convidado.

Também com o auditório cheio, nesta terça-feira, dia 22, foi a vez de a advogada e professora Patricia Vanzolini ministrar a palestra “Feminicídio”. “A ideia foi abordar o que causa o feminicídio, pois quando acontece, já é tarde demais para a vida da mulher e, mesmo em termos de punição, adianta pouco, visto que muitos feminicidas se matam após o crime, ou matam os próprios filhos. Então, a pessoa que não tem medo de morrer terá medo da lei penal?”, indaga.

Ela aponta que “nós, enquanto sociedade, tendemos a confiar demais que a lei penal resolverá nossos problemas, mas especialmente nesse tipo de crime, irracional, feito por alguém que não se preocupa nem consigo mesmo, o que pode o direito penal? Voltei alguns passos para falar de como nasce o feminicídio. Acho que o Direito Penal pode fazer um pouco, mas que é muito importante”, declara.

Nesta quarta-feira, dia 23, o Promotor de Justiça, José Carlos Cosenzo, ministra a palestra “Ministério Público: perspectivas e reflexões”. A XLVIII Semana Jurídica “Dr. Marcel Zanin Bombardi” da Uniara termina nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, com a palestra “Ônus da prova”, proferida pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos.

O evento é promovido pelo curso de Direito da Uniara, por meio de sua coordenadoria de extensão, juntamente com o Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, o Diretório Acadêmico – D.A. Professor Walter Medeiros Mauro e a Associação Atlética Acadêmica Tourinho Filho – AAATF da instituição.

 

O homenageado

O professor Marcel Zanin Bombardi, que deu nome à Semana Jurídica em 2019, agradeceu a homenagem. “Muito obrigado, de coração, por terem dado meu nome ao evento. Não tenho palavras para expressar meus sentimentos. Ver meu nome estampado em um evento dessa magnitude me deixa enaltecido e muito honrado”, finaliza.

Informações sobre a graduação e o mestrado podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI