[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 24/09/2019
A revista “Retratos de Assentamentos”, editada pelo Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, recebe artigos para a publicação de seu próximo volume, que terá como tema “Questões socioambientais nos assentamentos no cenário atual”. O prazo para as submissões, que devem ser feitas pelo endereço http://retratosdeassentamentos.com/index.php/retratos, termina no dia 10 de outubro.
“No atual cenário político-econômico, temos acompanhado uma agenda de desmonte dos assentamentos e de apoio à agricultura familiar em geral, que se reflete em todas as categorias sociais do meio rural brasileiro – povos e comunidades tradicionais -, e não apenas nos assentados. Como situações mais imediatas criadas na nova conjuntura, destaca-se a irrelevância que se tem atribuído aos direitos territoriais dos povos dos campos e das florestas, traduzida nas ações e nos discursos oficiais, em especial em relação às terras de uso comum e aos títulos coletivos em diferentes modalidades de assentamentos”, aponta a comissão editorial do periódico, composta pelos docentes Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, Dulce Consuelo Andreatta Whitaker e Henrique Carmona Duval.
Os professores colocam que o aumento da violência física, moral e psicológica contra esses grupos sociais é parte dessa conjuntura. “Políticas públicas relevantes para o conjunto da sociedade e que envolvem o fortalecimento da agricultura familiar têm sido descontinuadas, como nos exemplos da assistência técnica, da comercialização, da inclusão produtiva de mulheres e jovens e da educação do campo. Essa violência se expressa também nos aumentos das taxas de desmatamento e nas violações de acordos e leis já conquistados pela sociedade brasileira, como o Acordo de Paris e o Código Florestal”, explicam.
A comissão editorial “convida a comunidade acadêmica à discussão acerca desses temas por meio de artigos de pesquisadores que têm acompanhado o cotidiano das transformações impulsionadas pela nova conjuntura em diferentes comunidades e territórios, em especial à Amazônia brasileira”.
A nova edição contará com a professora da Universidade Federal do Pará – UFPA, Noemi Sakiara Miyasaka Porro, como editora convidada.
Mais informações sobre a revista “Retratos de Assentamentos” podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail contato@retratosdeassentamentos.com.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI