202404200825

Notícias

Importância da arborização é ressaltada por docente de Biologia da Uniara

Publicado em: 20/09/2019

Neste sábado, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore, data escolhida, de acordo com a professora do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Buzzo Marcondelli, por anteceder o início da primavera no hemisfério sul, “e que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, o que incentiva a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza”.

“É preciso perceber essa importância em relação às árvores, que podem fornecer sombreamento e, consequentemente, diminuir as temperaturas, além de oferecerem abrigo e alimentos aos animais. Assim, é de extrema relevância comemorar a data”, ressalta a docente.

Ela relata que, de acordo com um censo feito pelo IBGE, em 2010, foi verificado que 17,8% dos municípios possuíam até 95% de suas ruas arborizadas e 0,25% sem nenhum tipo de arborização. “Araraquara, neste censo, conta com 97,5% de suas ruas com árvores. Um projeto realizado por meio de uma parceria entre o curso de Biologia da Uniara e a Prefeitura, entre 2015 e 2016, nos mostrou que, na região central da cidade, havia mais de 6800 árvores plantadas, mas que mesmo assim não era a maioria das casas onde havia árvore plantada em sua calçada, pelo contrário: 57% das casas que entraram neste estudo não possuíam árvores”, relembra.

A conscientização da população em relação à preservação e ao plantio de árvores preocupa Ana Carolina. “Muitas das conversas que iniciei com pessoas, a respeito da arborização, vêm com as frases ‘olha essa árvore: está doente’ ou ‘tem cupim, precisa tirar’ ou ‘tem risco de queda’, e a pior: ‘faz muita sujeira’, sempre para justificar o porquê de a pessoa querer cortá-la. Por diversas vezes, a árvore está sadia e não apresenta problema algum e, se apresenta cupim, por exemplo, é tratável. Árvore não faz sujeira: ela solta folhas, flores e frutos, mas nada que vá poluir ou ‘enfear’ a frente de sua casa. Se incomoda, varrê-las é uma solução simples”, diz.

Em Araraquara, para que a comunidade perceba de maneira mais clara a importância das árvores, a professora sugere, primeiramente, realizar uma pequena caminhada na rua Voluntários da Pátria (rua 5) e, em seguida, ir à rua Nove de Julho (rua 2). “Onde foi mais gostoso? Recomendo, inclusive, que o passeio seja feito nessa época de sol e calor intenso. Quando estacionar, procure colocar seu carro em um local onde não tenha árvore. Quando voltar e entrar nele, como estará a temperatura em seu interior?’, indaga.

Outra sugestão da docente é “andar na rua proibindo-se de observar as flores lindas que as árvores produzem, ou de pegar aquela fruta gostosa para saborear”. “Foi possível? Essas pequenas atitudes em nossas vidas, que passam desapercebidas, nos mostram que a presença de árvores é essencial, não só para nós, humanos, mas também para todos os outros seres vivos”, destaca.

Em relação ao Dia da Árvore, Ana Carolina aconselha: “procure pensar em como seria sua vida sem nenhuma delas. Como teria sido sua infância? E a vida adulta? Como você teria boa parte de suas frutas, nessas condições? Se a calçada de sua casa possui espaço, plante uma árvore, mas com consciência: busque a melhor espécie. Com planejamento, não haverá dores de cabeça futuramente. Uma cidade arborizada é uma cidade desenvolvida e menos quente. Toda a população agradece”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI