202403281605

Notícias

Trabalho de aluna de Biomedicina da Uniara recebe menção honrosa no Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas

Publicado em: 28/08/2019

A aluna do quarto ano do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Lilian Fernandes da Rocha, recebeu menção honrosa por seu estudo, intitulado “Atividade antimicrobiana de vinagre sobre células planctônicas de Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Klebsiella oxytoca e Candida albicans”, na nona edição do “Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas - CPCB”, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, na Universidade Estadual de Londrina - UEL.

O trabalho é orientado pelo professor Adilson César Abreu Bernardi e coorientado pela docente Patrícia Sigilló Mazzoni Bernardi. “A Lilian faz pesquisa comigo na área de microbiologia e desenvolve esse projeto relacionado à atividade do vinagre na ação antimicrobiana. Pensamos: ‘todos usam o vinagre com diversas finalidades, mas como seria isso em relação a matar microrganismos? Seria eficiente?’. Parte desse trabalho foi levado ao congresso e apresentado pela estudante”, conta Adilson.

Ele explica que, para chegarem aos resultados parciais da pesquisa, os experimentos foram testados em células bacterianas livres. “Obtivemos bons resultados: os vinagres testados surtiram bom efeito, ou seja, conseguiram matar as células bacterianas. Testamos três tipos diferentes delas - pensamos nas relacionadas a alimentos, visto que o vinagre está muito associado a isso”, comenta.

Na última parte da pesquisa, que não foi levada ao evento, de acordo com o docente, os testes são feitos com células aderidas em superfície, “ou o que chamamos de biofilme”. “Estamos finalizando esses resultados”, diz.

Adilson está contente pela conquista de Lilian e lembra que, em 2018, a estudante foi contemplada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da Uniara pelo projeto. “Como atividade de pesquisa, conseguimos despertar o interesse pelo conhecimento da ciência nos nossos alunos. Além disso, faz parte da qualidade que a universidade mostra”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biomedicina da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI