202403190218

Notícias

Testes de coordenação, estímulo visual, força e resistência são atrações da Educação Física na Feira dos Cursos da Uniara

Publicado em: 20/08/2019

“Labirinto locomotor”, “Time antecipatório”, “Soprobol”, “Teste de extensão lombar”, exposição de instrumentos de modalidades esportivas e um game de dança serão algumas das atrações do estande do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, na Feira dos Cursos – FEC da instituição, que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto, das 8h às 21h, nas unidades I e II (rua Carlos Gomes, 1338 e 1217, respectivamente), na Clínica de Fisioterapia (avenida Dom Pedro II, 614) e no Centro de Moda (avenida 15 de Novembro, 567) da universidade.

“O ‘Labirinto locomotor’ tem como finalidade analisar se as pessoas têm boa coordenação motora, muito importante na vida de todos, pois com uma boa coordenação somos capazes de usar de forma mais eficiente os nossos músculos. Com o ‘Labirinto locomotor’, podemos aprimorar a coordenação motora fina e o refinamento dos gestos e, no contexto do cotidiano, ter mais capacidade de controle e percepção”, explica a aluna da graduação, Marta Ferreira.

Quanto ao “Time antecipatório”, ela conta que se trata de um aparelho usado para testar a resposta de um estímulo visual, “analisando o tempo que o participante leva para percebê-lo até acionar o botão correto”. “Tem a finalidade de medir o intervalo de resposta aos estímulos ambientais e é importante para as atividades diárias, como dirigir e também para o desenvolvimento de habilidades esportivas”, destaca.

Já o “Soprobol”, de acordo com a estudante, é um jogo de futebol no qual o deslocamento da bola de isopor é realizado por meio do sopro. “É uma atividade lúdica que trabalha a respiração e estimula a concentração, o senso de direção e a noção de espaço”, detalha.

A força e resistência abdominal são medidos por meio do “Teste de extensão lombar”. “É feito com o visitante em decúbito ventral, e é necessário manter o tronco suspenso em posição horizontal pela ação dos músculos extensores da coluna vertebral. A fadiga desses músculos pode representar um fator de risco para o desenvolvimento da dor lombar”, alerta Marta.

No campo do atletismo, será realizada a exposição de instrumentos específicos de cada modalidade: arremesso de peso, lançamento de dardo, corridas e saltos e, por fim, um videogame com o jogo “Just Dance” estará disponível para o público, juntamente com o tapete de dança. A intenção, segundo a estudante, é medir a frequência cardíaca antes e depois da partida. “Com a dança, conhecemos nosso corpo e aprendemos a nos expressar por meio dele. Esse tipo de exercício mexe com todos os músculos do corpo ao mesmo tempo e faz bem para a saúde. A variação da frequência cardíaca vai demonstrar o nível de condicionamento do visitante”, esclarece.

O coordenador do curso de Educação Física, Maurício Tadeu Frajácomo, o Piscinão, conta que os estudantes da graduação se dividiram em grupos, cada um responsável por diferentes setores, “de tal forma que os visitantes, ao passarem pelo estande, receberão informações a respeito do curso e da profissão, além de poderem sanar outras dúvidas”. “Teremos também um painel com a matriz curricular da graduação e um grupo de estudantes capacitados para informar sobre todas as disciplinas que estudam durante sua formação, além dos locais de estágio”, finaliza.

Detalhes sobre a FEC, promovida pelo Centro de Orientação Profissional – COP da Uniara, estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/fec. Informações sobre o curso de Educação Física da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI