202403190626

Notícias

Engenharia de Computação e Sistemas de Informação: carreiras marcadas pela alta empregabilidade

Publicado em: 20/08/2019

A alta empregabilidade marca as carreiras de quem se forma em Engenharia de Computação e em Sistemas de Informação, de acordo com o coordenador dos cursos da Universidade de Araraquara – Uniara, José Eduardo Ribeiro.

“Cada vez mais, precisamos de profissionais que estejam qualificados para interpretar os ‘problemas’ e ‘dores’ do mercado, em termos de infraestrutura, para transformarem isso em uma solução de negócios. O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação – TI está muito aquecido, principalmente na região de Araraquara”, afirma o docente.

Ele conta que tem conversado com muitas empresas da região, “e todas mencionam que estão precisando de profissionais”. “Só no eixo de Araraquara-São Carlos existem em torno de trezentas a quinhentas vagas. Assim, é difícil ver um profissional qualificado sair da universidade desempregado, e os salários são muito bons, inclusive compatíveis com os pagos em São Paulo”, destaca.

Em relação à Engenharia de Computação, “é preciso pensar em questões de automatização industrial, automobilística e sistemas embarcados, por exemplo, para resolver os problemas de corporações”. “Acredito que esse seja, hoje, o maior desafio na carreira”, reflete Ribeiro.

As principais áreas de atuação do engenheiro de computação, de acordo com o coordenador, dizem respeito à automação industrial, com foco em infraestrutura, “e há algumas específicas, principalmente na região de Araraquara, a automobilística e a aeronáutica”. “O profissional também pode atuar na área de desenvolvimento de software, uma opção oferecida pela graduação da Uniara”, completa.

Quanto a Sistemas de Informação, o docente aponta que a principal área de atuação é a análise e o desenvolvimento de softwares, “interpretando as ‘dores’ de qualquer tipo de empresa ou mercado, de uma forma geral, pensando no desenvolvimento de sistemas web, mobile etc”. “E é preciso oferecer a solução de negócio apropriada em um intervalo de tempo curto, que agregue valor final ao usuário”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /