202403190321

Notícias

Alunos da Escola Industrial assistem a palestra sobre genética, promovida pelo curso de Biologia da Uniara

Publicado em: 16/08/2019

Nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, a Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do projeto “Parceiros da Escola” do curso de Biologia da instituição, recebeu 160 alunos do ensino médio e técnico da Escola Técnica Estadual – ETEC Professora Anna de Oliveira Ferraz, mais conhecida como Industrial. Eles acompanharam uma palestra sobre genética, ministrada pelo docente da graduação, Alfredo Di Vito Neto, no auditório José Araújo Quirino dos Santos.

“Explanei, de maneira básica, sobre o princípio da hereditariedade e a preocupação do ser humano em tentar explicar a origem da herança. Depois, falei sobre os padrões que conhecemos desde a década de cinquenta, no qual o gene seria constituído por DNA”, relata o professor.

Ele conta que, na segunda parte da palestra, apresentou aplicações realizadas atualmente, em relação a genética – transgênicos, terapias gênicas, testes de paternidade e maternidade. “Também fizemos um teste com os alunos para a possível detecção de daltonismo, que também é uma característica monogênica ligada a cromossomo sexual. Eles gostaram da atividade e, para encerrar, fizemos a extração do DNA a partir da raspagem de células da mucosa bucal. Os alunos ficaram encantados. Estavam interessados e fizeram diversas perguntas”, comenta.

A professora da Escola Industrial, Glaucia Maria Jardim, menciona que, em suas aulas, começaram a surgir perguntas pontuais sobre o tema. “Assim, percebi que os estudantes estavam muito interessados no assunto e decidi procurar o curso de Biologia da Uniara para proporcionar a eles maior aquisição de conhecimento. Assim, poderiam ter mais de suas dúvidas esclarecidas. Sabemos que a universidade tem nome na área de Ciências Biológicas”, diz.

A coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, reforça que todos os alunos “adoram a parte de genética e, por meio do projeto ‘Parceiros da Escola’, eles vieram até a instituição para a atividade”.

 

Parceiros da Escola

Teresa explica que o projeto “é uma atividade gratuita que fazemos a pedido dos docentes de Biologia de escolas de ensino médio que, muitas vezes, têm vontade de trabalhar algum assunto, mas a instituição onde lecionam não tem infraestrutura para desenvolvê-lo”. “Assim, entramos para fazer esse auxílio”, finaliza.

Os agendamentos para o “Parceiros da Escola” estão abertos. As escolas interessadas podem entrar em contato com a coordenadora pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Clique para ampliarClique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /