Notícias
Alunos de Publicidade da Uniara conhecem processos de produção de gráfica e de televisão em visitas técnicas
Publicado em: 15/08/2019
Nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, 25 alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara puderam conhecer mais sobre os processos de produção da São Francisco Gráfica e Editora e da emissora de televisão Record Interior, em Ribeirão Preto. A atividade será supervisionada pelo professor Marcos Montenegro Isern.
“Conhecemos o Parque Gráfico, que existe desde 1957 e, hoje, é considerado um dos maiores da América do Sul – está entre as dez maiores nacionais. É responsável pela impressão de todo tipo de material gráfico – livros, apostilas, cadernos, folhetos, catálogos, embalagens etc –, além de ter exclusividade para imprimir gibis de histórias em quadrinho do Maurício de Souza. São cinco títulos: ‘Magali’, ‘Cebolinha’, ‘Mônica’, ‘Cascão’ e ‘Chico Bento’ e cerca de cem mil exemplares por mês”, destaca o docente.
Ele conta que a gráfica também imprime revistas da região, como a “Kappa” e a “Revide”, “e outras que são grandes em termos de circulação, além de todos os tabloides de supermercados, varejo, materiais e apostilas escolares, e livros”. “Fizemos um ‘tour’ no qual acompanhamos desde como os arquivos chegam das agências e dos fornecedores, e como são abertos e avaliados no controle de qualidade, até a pré-impressão e a parte de rodagem. É algo que interessa bastante aos estudantes de criação e que irão trabalhar com produção – conhecimento de papeis, tintas, acabamento etc – até a questão do processo gráfico, que envolve tratamento e número de cores”, explica.
Em seguida, o grupo foi conhecer a emissora de televisão. “A Record de Ribeirão é afiliada de Franca, a matriz da região, onde o sinal de televisão é gerado e abrange as cidades da macrorregião. Em Ribeirão, há um prédio com instalação moderna e estúdios onde são gravados programas jornalísticos. A ideia foi conhecer a estrutura física operacional do local e acompanhar, ao vivo, o ‘Jornal da Record’, transmitido às 19h”, relata Isern.
Os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar “a pré-pauta, a preparação dos jornalistas apresentadores e da entrada, a colocação de caracteres e a sequência das pautas”. “Assistimos ao programa desde o início, vendo desde o bastidor, onde fica a editora-chefe e editores que fazem cortes e entradas de reportagens, até o estúdio, onde fazem o jornal ao vivo”, detalha o docente.
Para Isern, “foi uma visita bem interessante na qual os alunos puderam conhecer, do início ao fim, o processo de marketing da área comercial, como são montadas as cotas de patrocínio de projetos especiais de propaganda e mídia, e a parte operacional jornalística”.
Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 25/09/2026 - Alunos de Estética e cosmética da Uniara participam de minicurso sobre IA;
- 25/09/2026 - Uniara promove rodas de conversa sobre saúde mental com seus colaboradores;
- 25/09/2026 - CIEPesquisa Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica em outubro;
- 25/09/2026 - Docente de Medicina da Uniara participa do XXXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia;
- 25/09/2026 - Clínica de Odontologia da Uniara realiza atendimentos de urgência e emergência ;
- 25/09/2026 - Clínica–Escola de Medicina Veterinária de Matão oferece atendimentos a cães e gatos;
- 25/09/2026 - Feira de Oportunidades Industriais Lupo-Uniara é considerada um sucesso;
- 25/09/2026 - Medicina da Uniara promove o Med Experience ;
- 24/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 1ª roda de conversa sobre o papel do coordenador pedagógico no ensino fundamental e na EJA;
- 24/09/2026 - Docente de Medicina da Uniara participa do LXI Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia;
- 24/09/2026 - Docente e alunas de Psicologia da Uniara realizam ação sobre saúde mental ;
- 24/09/2026 - Docente do Mestrado em Ciências Odontológicas da Uniara ministra palestras no 8º Congresso Full Face Europa 2026;
- 24/09/2026 - Biotecnologia da Uniara promoveu seu minicurso sobre Microbiota Intestinal e Probióticos na saúde animal;
- 23/09/2026 - Alunos de Fisioterapia e Nutrição da Uniara participam da capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil;
- 23/09/2026 - Parceiros da Escola da Uniara recebe alunos do ensino fundamental;
- 23/09/2026 - Pós-Graduação em DTMA da Uniara promove seminário de integração sobre a Conferência mundial de reforma agrária 2026 e o desenvolvimento sustentável no Brasil ;
- 23/09/2026 - Biotecnologia da Uniara promove palestra sobre células modificadas com receptor antigênico quimérico com foco em doenças infecciosas ;
- 22/09/2026 - Medicina da Uniara promove o Med Experience ;
- 22/09/2026 - Biotecnologia da Uniara promove seminário geral sobre Biotecnologia aplicada a alimentos ;
- 22/09/2026 - Uniara continua com inscrições abertas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2027;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




