202512211555

mostrar mensagem ]

COMUNICADO IMPORTANTE

Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.

Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.

Atenciosamente,

Uniara

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Alunos de Enfermagem da Uniara participam de discussão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/08/2019

Na última terça-feira, dia 13 de agosto, alunos do terceiro ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara participaram de uma discussão sobre a violência contra a mulher, com a escritora, atriz e psicobióloga Cristina Perin. A atividade, realizada na unidade II da instituição, fez parte da disciplina “Assistência de Enfermagem na Saúde da Mulher/Neonatologia”, ministrada pela professora Mariana Lopes Borges.

A convidada é autora do livro “Mulheres em Meio aos Espinhos”. “Ela estuda bastante o comportamento feminino, referente a todos os tipos de violência, e escreveu a obra com relatos reais de mulheres vítimas, e sobre como elas superaram o problema com diferentes estratégias de enfrentamento. São relatos muito emocionantes, que retratam a realidade de muitas brasileiras. Eles foram compilados em Ribeirão Preto, e ela também recebeu algumas histórias pela internet, de mulheres que residem fora da cidade. É um material rico”, comenta Mariana.

Ela relata que Cristina promoveu uma discussão sobre seu livro para alunos que estão vendo esse tema em sua disciplina. “Foi uma roda de conversa onde a autora leu algumas crônicas de sua obra e, a partir de cada uma, foram feitas discussões sobre os aspectos social e cultural da mulher, em relação a essa questão de relacionamentos abusivos, e como é possível enfrentarem esse tipo de assédio. Também falamos de medidas protetivas e sobre a questão da nossa sociedade, ainda machista e patriarcal, na qual, muitas vezes, a mulher não tem a credibilidade ao dizer que foi assediada, quando não tem provas”, explica.

A tentativa, com esse tipo de atividade, “é reduzir a estatística em relação à questão dos assédios moral, sexual etc e a violência, de qualquer forma, contra a mulher”. “Nas discussões, fiz a ‘ponte’ na questão da assistência à saúde das mulheres vítimas de violência. Foi um encontro muito rico e agradável. Acho importante trazer outros olhares para além do da saúde. Isso agrega muito na formação desses futuros enfermeiros”, finaliza Mariana.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI