202404181153

Notícias

Filme de produtor audiovisual do NEAD da Uniara participa de festival inglês

Publicado em: 14/08/2019

A obra “Memórias”, do cineasta e produtor audiovisual do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Bonini, está participando do festival inglês “Lift-Off Film”, no Pinewood Studios.

“É o único filme brasileiro da sessão e está concorrendo a uma premiação entre 111 obras de diversas nacionalidades. Estou muito feliz”, comenta Bonini.

Ele explica que a primeira etapa do festival é aberta ao público, “via VOD, online, e irá durar uma semana apenas”. “Todos podem votar e para participar do festival - https://bit.ly/33zxETa. Para isso, é preciso comprar o ticket de US$14,60 para ter acesso a todos os filmes. O meu, de acordo com a lista, é o 43º”, detalha.

 

Memórias

O filme, segundo o diretor, aborda experiências de uma residência artística que fez em território lusitano, por meio do Coletivo Brasil, na cidade de Torres Vedras, no final de 2017. “Foi um período em que, durante sete dias, artistas de diversos campos – pintura, poesia, audiovisual - moravam em lugar específico, ministravam oficinas em diversos lugares e desenvolviam um trabalho. No meu caso, decidi fazer um curta-metragem, sendo que, entre uma aula e outra que eu lecionava – ensinava jovens, crianças e adultos a trabalharem em multiplataformas, com animação, e a desenvolver narrativas como contrapartida para estadia e moradia na cidade -, estudava, pensava na estética do filme e gravava”, recorda-se.

Na narrativa, Bonini conta que teve a ideia de envolver um pintor. “Como viajei de trem, adaptei essa ideia e pensei em uma história na qual, durante uma viagem de trem, em Portugal, um artista revisitava, em sua memória, as lembranças de algumas experiências que vivenciou na cidade e na região de Torres Vedras. É um filme lírico, bem pessoal, subjetivo. Usei essa estética para compor essa ideia e as imagens. Esse tipo de gênero não é nem documentário e nem ficção, mas um filme-ensaio. Ele transpassa entre essas duas esferas, e gera esse gosto pessoal pela imagem. É bem particular”, finaliza.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI