[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

[ mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

[ ocultar ]

UNIARA

Notícias

Curso básico de Libras oferecido pela Uniara abre inscrições para a comunidade

Publicado em: 26/07/2019

Foram abertas as inscrições, para a comunidade, para o “Curso básico de Libras”, promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Universidade de Araraquara – Uniara. A atividade será ministrada pela professora Adriana do Carmo Bellotti entre os dias 3 de agosto e 26 de outubro, com aulas sempre aos sábados, das 14h às 17h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

Os interessados devem retirar a ficha de inscrição na Central de Relacionamento e efetuar o pagamento até o dia 10 de agosto na Tesouraria. São oferecidas trinta vagas.

“Libras significa ‘Língua Brasileira de Sinais’, reconhecida pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. É o meio legal de comunicação e expressão dos surdos brasileiros e consiste em um sistema linguístico de natureza visual-motora, ou seja, é percebida pela visão e realizada no espaço, com estrutura gramatical própria e capaz de expressar quaisquer ideias e sentimentos, assim como as línguas orais”, explica Adriana.

Ela comenta que a Libras “tem sua importância enquanto forma de comunicação da comunidade surda e meio pelo qual os surdos são inseridos socialmente, além de terem seus direitos garantidos”. “Sabemos que é pela linguagem que o indivíduo se coloca no mundo, age sobre ele se constitui enquanto ser-pessoa. Portanto, ao refletir sobre a importância das Libras, saliento que deve ser cada vez mais incentivada na comunidade, e não utilizada apenas nas instituições escolares, pois possibilita ao surdo interagir em sociedade e construir sua identidade, o que colabora ainda para a melhoria da qualidade de vida da população surda, além de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças”, enfatiza.

O curso de extensão terá carga horária de 30 horas de atividades. “Serão dez encontros, e os participantes receberão certificado. Por ser um curso básico, o conteúdo versará sobre apresentação pessoal, numerais, calendário, família e relacionamentos, cores, alguns verbos e situações de diálogos em Libras, favorecendo aos participantes estabelecerem um diálogo inicial com as pessoas surdas”, finaliza Adriana.

Outras informações sobre o “Curso básico de Libras” podem ser obtidas pelo e-mail acbellotti@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /