202404261733

Notícias

Docente de Biotecnologia da Uniara é um dos autores de artigo publicado em revista científica internacional

Publicado em: 21/06/2019

O professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane Barud, é um dos autores de um artigo recém-publicado na revista científica “International Journal of Biological Macromolecules”. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente por meio do link https://bit.ly/2WYBa9X.

O estudo é intitulado “Development, characterization and pre-clinical trials of an innovative wound healing dressing based on propolis (EPP-AF®) - containing self-microemulsifying formulation incorporated in biocellulose membranes”. “Foram usadas membranas de celulose bacteriana que já temos utilizado no tratamento de diferentes feridas, porém, não possuem ação contra bactérias. Assim, adicionamos uma microemulsão de própolis que, uma vez incorporadas na membrana de biocelulose, promove a ação contra bactérias gran positivas e gran negativas”, explica Barud.

Ele destaca que “isso é o grande diferencial da pesquisa”. “Fizemos não só a formulação e a caracterização físico-química, mas também avaliamos estudos em ratos, e foi constatado que a membrana com a microemulsão de própolis é eficaz também na aceleração do processo cicatricial nesses modelos. Também já temos ensaios em humanos, que serão publicados futuramente”, revela.

O artigo, de acordo com Barud, envolve pesquisadores de várias instituições – USP de Ribeirão Preto, Uniararas, Instituto de Química da Unesp e duas empresas, a startup Eleve Pesquisa e Desenvolvimento, e a Apis Flora. Além do professor, os outros autores do estudo são: Franciane Marquele de Oliveira, Elina Cassia Torres, Rachel Temperani Amaral Machado, Guilherme Ferreira Caetano, Marcel Nani Leite, Marco Andrey Cipriani Frade, Sidney Ribeiro e Andresa Aparecida Berretta.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo site www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI