[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 21/06/2019
A proposta de pesquisa “Development and characterization of bacterial cellulose membranes modified with matrices applicable as healing and antmicrobial dressings”, coordenada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane Barud, foi aprovada para que seus estudos sejam feitos utilizando-se microscópios de varredura no Brazilian Nanotechnology National Laboratoty - LNNano, em Campinas. O laboratório é referência no Brasil, de acordo com o docente.
“Também temos dois pesquisadores do Programa envolvidos, Rafael Miguel Sábio e Lucas Noboru. Estamos acostumados aos microscópios óticos, que usam luz visível, e agora estamos falando de microscópios eletrônicos, ou seja, que usam elétrons e são capazes de mostrar coisas muito pequenas - um aumento de quase um milhão de vezes. Para se desenvolver pesquisa na área de nanotecnologia, são fundamentais”, explica Barud.
Ele conta que, com o projeto selecionado, será permitido o acesso ao espaço durante o próximo semestre. “Serão seis agendamentos, e o mais interessante é que o local é um centro multiusuário, onde um pesquisador do nosso laboratório receberá um treinamento para ele mesmo operar o microscópio de varredura. Portanto, além de utilizarmos a instalação, um de nossos pesquisadores aprenderá a manuseá-lo”, destaca.
A conquista é “muito honrosa”, segundo o coordenador, “pois existe uma seleção para o uso desse microscópio de varredura”. “Acredito que seja o primeiro projeto que a Uniara tem aprovado pelo LNNano. É algo extremamente importante. Na região de Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto, há esse tipo de equipamento, no entanto, temos acesso mediante pagamento de análises. Agora, passamos por uma triagem e não teremos custos operacionais para utilizar o laboratório”, finaliza.
Detalhes sobre o LNNano estão disponíveis no endereço https://lnnano.cnpem.br. Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo site www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI