202404191737

Notícias

Curso de capacitação Empreenda Uniara começa neste sábado, dia 15

Publicado em: 14/06/2019

Ainda com inscrições abertas, tem início neste sábado, dia 15 de junho, o curso semanal de capacitação “Empreenda Uniara: da Ideia ao Negócio”, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, do Departamento de Ciência da Administração e Tecnologia – CAT e do Uniara Lab, em parceria com a Incubadora de Empresas de Araraquara.

As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 12h, na unidade IV da instituição, localizada na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa. Os interessados devem se inscrever pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/empreendauniara, onde constam os valores e o cronograma do curso.

“É um evento com o objetivo de divulgar a importância do empreendedorismo na sociedade atual, nesse mercado dinâmico e que tem mudado drasticamente, priorizando aos alunos da Uniara esse aprendizado durante a graduação”, explica o coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral.

O docente conta que existe uma comissão organizadora do “Empreenda Uniara”, composta por ele, pelo professor Ricardo Bonotto, pelo coordenador do Uniara Lab, Gustavo Marques, e pelo chefe do Departamento de CAT, Eduardo Rois Morales Alves, “com participação dos professores Creusa Sayuri Tahara Amaral e Cláudio Piratelli”. “Espero que essa atividade estimule nos estudantes essa visão e essa mentalidade empreendedora, para que isso repercuta no futuro profissional de cada um deles”, diz.

Bonotto detalha que o projeto tem como proposta central “ensinar aos participantes noções básicas de empreendedorismo e suas mais diversas áreas de atuação, desde as principais características necessárias para se empreender, até todo o processo – seis ciclos de capacitação - , finalizando com uma oficina prática de trabalho, o ‘Uniara Battle’, onde os alunos terão a oportunidade de montar as suas próprias startups e apresentá-las a investidores locais, sendo que o objetivo fundamental é que saiam da ideação e alcancem o mercado”.

A importância do “Empreenda Uniara” está, de acordo com o professor, em ir “ao encontro das atuais necessidades do mercado, uma vez que a nova tendência mundial prega o fomento ao empreendedorismo, seja ele empresarial ou intraempresarial”. “Outro objetivo é integrar os mais diversos cursos da universidade, utilizando a expertise desenvolvida pelos docentes e discentes para servir como um elo entre o meio acadêmico e as empresas”, ressalta.

Marques menciona que se trata do primeiro evento apoiado pelo Uniara Lab. “É o laboratório de empreendedorismo e inovação da instituição. Estamos trabalhando com algumas empresas interessadas e no apoio a eventos, sendo que o empreendedorismo é um dos temas transversais que a universidade vem querendo trabalhar, e cuja base de seu ensino é a prática. Assim, precisamos falar com nossos estudantes sobre o assunto em sala de aula, porém, é necessário levá-los à prática. O projeto visa a posicionar a Uniara, muito mais, do que uma cultura empreendedora, ou seja, dar a oportunidade para que nossos alunos de graduação e pós-graduação possam ter contato direto com esse tipo de segmento, de modo que desenvolvam mais isso”, aponta.

Por sua vez, Alves reforça que a intenção é “levar noções de empreendedorismo para todos os alunos da universidade, em um futuro breve, e isso faz com que, sempre que falemos sobre o assunto, o indivíduo pense na montagem de um pequeno negócio, por exemplo”. “Queremos dar uma visão para a própria carreira: comportamento empreendedor, iniciativa, colaboração, atitude. A ideia é fazer com que no DNA de formação da Uniara tenha o empreendedorismo, seja ou não para empreender um negócio, mas principalmente para empreender na vida dele. O estudante precisa enxergar que não basta mais ter um diploma de curso superior e esperar um grande emprego. O empreendedorismo é uma nova possibilidade de geração de renda, de formação de carreira”, enfatiza.

Por meio do Uniara Lab, a intenção, de acordo com o docente, é que “desperte o interesse em um evento de startup, por exemplo, de um aluno de Farmácia ou Biologia, visto que o empreendedorismo está passando muito proximamente desses profissionais – da área da saúde, ou que lidam com pesquisa”. “Queremos dar a noção clara de que pode ser, por exemplo, um biólogo, também tendo seu próprio negócio, ou tendo uma atitude empreendedora voltada à iniciativa, à ação”, finaliza.

Mais informações sobre o “Empreenda Uniara: da Ideia ao Negócio” podem ser obtidas também pelo endereço www.uniara.com.br/eventos/empreendauniara ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI