Notícias
Alunos de Jogos Digitais da Uniara apresentam Trabalhos de Conclusão de Curso
Publicado em: 12/06/2019
O curso de Jogos Digitais da Universidade de Araraquara – Uniara iniciou as apresentações de seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs na última segunda-feira, dia 10 de junho, e continua com a atividade nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 19h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). O evento é aberto ao público.
“Foram apresentados dois jogos bem interessantes, sendo que um deles funciona no mundo virtual 3D, com uma dinâmica de destaque. Todos os games estão focados em produções que ‘conversam’ com o mercado. Os alunos, a partir de uma pesquisa inicial sobre o consumo de jogos, produzem para esse nicho que gostam e observam que há uma demanda para pensarem no futuro, como desenvolvedores”, comenta o professor Diogo Augusto Gonçalves.
A primeira banca foi composta por ele e pelos docentes Fernando Tiosso e Grace Lis Meireles Barreto Porto; a segunda contou novamente com Gonçalves e Tiosso, e com Gleidson Gouvêa da Silva.
“Nesta sexta-feira, dia 14, teremos outras duas bancas, que encerrarão nosso ciclo de defesa de TCCs, ambas compostas por mim, pela docente Kamila Rios da Hora Rodrigues e pelo coordenador da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Paulo Roberto Montanaro. A perspectiva é boa, sendo um dos trabalhos um jogo de cartas para dispositivos móveis para a plataforma Android, e outro, em 3D. Observamos que, em geral, os games estão bastante interessantes, com mecânicas de ‘gameplay’ bem complexas em alguns deles”, aponta Gonçalves.
O coordenador da graduação de Jogos Digitais da Uniara, Juliano Marcello, explica que os estudantes precisam produzir um jogo, seja para computador, celular ou outra plataforma, como trabalho final. “Eles criam um game por meio da aplicação de tudo o que aprenderam durante a graduação, e o TCC consolida todo esse conhecimento adquirido. Para isso, precisam usar os conceitos de cada disciplina – criar uma história para o jogo, as personagens, cenários, fazer a modelagem etc, e aliar isso com uma das ‘engines’ que aprendem. Eles usam todos esses elementos e aplicam a programação para a geração do produto final”, detalha.
Informações sobre o curso de Jogos Digitais da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 30/10/2026 - Uniara apoia o Espetáculo Nossa História em Movimento;
- 30/10/2026 - Alunos da Uniara participam da última capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil;
- 30/10/2026 - Biomedicina da Uniara promove Semana das Ligas Acadêmicas com arrecadação de brinquedos ;
- 30/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 29/10/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara e egressa do curso participam de talk intimista ;
- 29/10/2026 - Alunos da Uniara estão no shortlist do ONGRAF 2026;
- 29/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre o caso do voo Gol 1907;
- 29/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 28/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove palestra com gestor técnico de fiscalização do COREN/SP;
- 28/10/2026 - Uniara promove o XXI Congresso de Iniciação Científica até esta sexta, dia 30;
- 28/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove III Workshop Knowledge-Intensive Entrepreneurship ;
- 28/10/2026 - Alunos de Psicologia da Uniara realizam visita técnica à exposição imersiva Brasil de Tarsila e ao Farol Santander;
- 28/10/2026 - Uniara promove palestras sobre Outubro Rosa para colaboradores;
- 28/10/2026 - Fisioterapia da Uniara promove o 3º FalaCérebro ;
- 27/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove evento sobre envelhecimento saudável ;
- 26/10/2026 - Biologia da Uniara promove palestras sobre comunicação não violenta e Cervídeos Neotropicais ;
- 26/10/2026 - 55a. Semana Jurídica da Uniara é sucesso de público;
- 23/10/2026 - Docentes de Medicina da Uniara participam do 1º Congresso Internacional de Ressuscitação Cardiopulmonar;
- 22/10/2026 - Nutrição da Uniara dá início ao XXIII Encontro de Nutrição;
- 22/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara realizam visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




