202404250045

Notícias

Curso de Jornalismo da Uniara dá início às apresentações de Trabalhos Científicos de Conclusão de Curso

Publicado em: 12/06/2019

O curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara deu início às apresentações de Trabalhos Científicos de Conclusão de Curso na última segunda-feira, dia 10 de junho, no Centro de Comunicação Social da instituição, localizado na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 225, no Centro. A atividade, aberta ao público, terá continuidade nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 19h, no mesmo local.

“São três bancas, no total, que analisarão vinte monografias. Cada uma é composta por dois examinadores, sendo ao menos um docente do curso. Entre os temas pesquisados pelos alunos que resultaram nas monografias científicas, estão: análise de conteúdo do portal G1, da Rede Globo; análise da cobertura sobre e-sports na mídia; estudos sobre abordagem da mídia acerca do Neymar na Copa do Mundo; Setor de Comunicação da Câmara Municipal de Araraquara, e análise do conteúdo noticioso publicado no site do Corinthians, entre outros”, detalha a coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi.

Ela menciona que os trabalhos são resultado das disciplinas “Pesquisa e Produção Científica em Jornalismo I” (terceira série) e “II” (primeiro semestre da quarta série). “No terceiro ano, os estudantes levantam o objeto de estudo, elaboram o projeto de pesquisa e têm que produzir um trabalho científico - essas monografias que estão sendo avaliadas no final deste semestre - e um produto jornalístico - os Projetos Experimentais em vídeo, livro-reportagem, radiojornalismo etc”, explica.

O professor responsável pelas disciplinas e pela orientação e supervisão da produção de monografias, Fabrício José Mazocco, comenta que, “nessa produção monográfica, os alunos e as alunas têm contato direto com a produção científica e desenvolvem uma pesquisa abordando um tema relevante e de importância para os estudos em Comunicação”. “Dessa forma, nosso estudante e futuro profissional tem contato com a área acadêmica, contribuindo para a geração de conhecimento”, diz o docente, informando que, no dia 10, foram realizadas catorze apresentações e que, nesta sexta, dia 14, serão mais seis.

Elivanete salienta que, “como TCCs, oferecemos ao graduando conhecimentos teóricos e práticos tanto em pesquisa acadêmica quanto em produção profissional”. “Assim, aqueles que optam pela formação continuada, indo para a pós-graduação lato sensu ou para o mestrado e doutorado, têm condições básicas para tanto. E os que querem ingressar no mercado terão uma boa experiência em produção em vídeo, vídeo-documentário, livro-reportagem e radiojornalismo, entre outras modalidades”, finaliza.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI