[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 11/06/2019
O Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Universidade de Araraquara – Uniara promove o “Curso básico de Libras” entre os dias 3 de agosto e 26 de outubro, com aulas sempre aos sábados, das 14h às 17h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). São oferecidas trinta vagas aos alunos, docentes e colaboradores da universidade.
A atividade será ministrada pela professora Adriana do Carmo Bellotti. “Libras significa ‘Língua Brasileira de Sinais’, reconhecida pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. É o meio legal de comunicação e expressão dos surdos brasileiros e consiste em um sistema linguístico de natureza visual-motora, ou seja, é percebida pela visão e realizada no espaço, com estrutura gramatical própria e capaz de expressar quaisquer ideias e sentimentos, assim como as línguas orais”, explica a docente.
Ela comenta que a Libras “tem sua importância enquanto forma de comunicação da comunidade surda e meio pelo qual os surdos são inseridos socialmente, além de terem seus direitos garantidos”. “Sabemos que é pela linguagem que o indivíduo se coloca no mundo, age sobre ele se constitui enquanto ser-pessoa. Portanto, ao refletir sobre a importância das Libras, saliento que deve ser cada vez mais incentivada na comunidade, e não utilizada apenas nas instituições escolares, pois possibilita ao surdo interagir em sociedade e construir sua identidade, o que colabora ainda para a melhoria da qualidade de vida da população surda, além de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças”, enfatiza.
O curso de extensão terá carga horária de 30 horas de atividades. “Serão dez encontros, e os participantes receberão certificado. Por ser um curso básico, o conteúdo versará sobre apresentação pessoal, numerais, calendário, família e relacionamentos, cores, alguns verbos e situações de diálogos em Libras, favorecendo aos participantes estabelecerem um diálogo inicial com as pessoas surdas”, finaliza Adriana.
As inscrições, no valor de R$150,00 (que pode ser dividido em três parcelas de R$50,00), devem ser efetuadas até o dia 10 de agosto, na Tesouraria da unidade I da Uniara. Outras informações sobre o “Curso básico de Libras” podem ser obtidas pelo e-mail acbellotti@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI