202404260736

Notícias

Alunos de escola estadual aprendem mais sobre química dos alimentos na Uniara

Publicado em: 20/05/2019

Na última sexta-feira, dia 17 de maio, alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Pinto Machado Júnior, mais conhecida como Machadinho, participaram do projeto “Parceiros da Escola”, promovido pelo curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara. A atividade foi realizada na unidade I da instituição.

“Foi nosso segundo encontro, visto que, no final de abril, trabalhei a parte teórica sobre a química dos alimentos na Escola, tema que está sendo trabalhado lá, na disciplina ‘Eletiva’ deste semestre. Então, combinamos que eles viriam à Uniara para a prática e, no laboratório, foram realizados o teste de identificação de amido e explanações sobre conservação dos alimentos e aditivos alimentares a partir do pó utilizado para se fazer os sucos artificiais”, detalha a coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela conta que a ideia foi mostrar como ocorre a desidratação, em nível celular. “Para a conservação da carne seca, por exemplo, é colocado muito sal para desidratá-la, de modo que os alunos viram, no microscópio, como se dá o processo”, diz.

 

Parceiros da Escola

“É uma atividade gratuita que fazemos a pedido dos professores de Biologia de escolas de ensino médio que, muitas vezes, têm vontade de trabalhar algum assunto, mas a instituição onde lecionam não tem infraestrutura para desenvolvê-lo. Assim, entramos para fazer esse auxílio”, explica Teresa.
Ela destaca que, “além de ser interessante para a escola que nos contata, também é importante para os estudantes de licenciatura da graduação, que desenvolvem essas atividades e aprendem na prática a montar aulas, palestras etc”.

As escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com Teresa pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI