Notícias
Alunos de Arquitetura da Uniara acompanham palestra internacional sobre projetos de acessibilidade no espaço urbano
Publicado em: 14/05/2019
O arquiteto português Bruno Miguel Félix Ferreira, da cidade de Torres Vedras, ministrou a palestra “Patrimônio e Acessibilidade” para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, nesta segunda-feira, dia 13 de maio, no Centro de Artes da instituição.
“Ele é vereador de Urbanismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, o que equivale, aqui, ao secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. A palestra abordou sua experiência na cidade portuguesa, nessa questão de projetos de acessibilidade no espaço urbano e nas edificações públicas. Ele discutiu com os alunos, o que foi muito importante por ser uma realidade que enfrentamos hoje – essa acessibilidade na edificação e na cidade – e para nos aprimorarmos nos projetos e no desenho dos espaços”, comenta a coordenadora da graduação, Sálua Kairuz Manoel Poleto.
Ela menciona que a palestra “fez parte de uma parceria que a Uniara tem com o coletivo Arte ao Centro, de artistas brasileiros e portugueses que fazem intercâmbio cultural entre as cidades de Torres Vedras e Araraquara”. “Por conta do coletivo, a Prefeitura Municipal assinou um convênio de cooperação com a cidade portuguesa e, assim, temos tido esse intercâmbio desde 2018”, completa.
Além da palestra de Ferreira, a docente informa que, nesta quinta-feira, dia 16, na unidade IX da Uniara (prédio da Arquitetura), “uma mostra de cinema com a coordenadora do concurso Bang Awards, Cátia Candeias, será realizada por meio de uma apresentação de curtas-metragens internacionais que são exibidos em Torres Vedras, sendo que a participação de brasileiros é muito grande”. “Também é um assunto que nos interessa bastante, pois quando falamos em arquitetura e em projetos de todos os espaços, isso abrange cenografia. Assim, é uma oportunidade bastante interessante para os alunos”, avalia.
Sálua destaca, ainda, que “o grupo internacional Urban Skatchers, formado por desenhistas de rua, e que tem como nosso representante, em Araraquara, o professor Joel Venceslau, também promoverá uma atividade”. “Está sendo uma semana bastante rica nas duas prefeituras, nesse encontro de intercâmbio cultural em Araraquara”, finaliza.
Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 30/10/2026 - Uniara apoia o Espetáculo Nossa História em Movimento;
- 30/10/2026 - Alunos da Uniara participam da última capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil;
- 30/10/2026 - Biomedicina da Uniara promove Semana das Ligas Acadêmicas com arrecadação de brinquedos ;
- 30/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 29/10/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara e egressa do curso participam de talk intimista ;
- 29/10/2026 - Alunos da Uniara estão no shortlist do ONGRAF 2026;
- 29/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre o caso do voo Gol 1907;
- 29/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 28/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove palestra com gestor técnico de fiscalização do COREN/SP;
- 28/10/2026 - Uniara promove o XXI Congresso de Iniciação Científica até esta sexta, dia 30;
- 28/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove III Workshop Knowledge-Intensive Entrepreneurship ;
- 28/10/2026 - Alunos de Psicologia da Uniara realizam visita técnica à exposição imersiva Brasil de Tarsila e ao Farol Santander;
- 28/10/2026 - Uniara promove palestras sobre Outubro Rosa para colaboradores;
- 28/10/2026 - Fisioterapia da Uniara promove o 3º FalaCérebro ;
- 27/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove evento sobre envelhecimento saudável ;
- 26/10/2026 - Biologia da Uniara promove palestras sobre comunicação não violenta e Cervídeos Neotropicais ;
- 26/10/2026 - 55a. Semana Jurídica da Uniara é sucesso de público;
- 23/10/2026 - Docentes de Medicina da Uniara participam do 1º Congresso Internacional de Ressuscitação Cardiopulmonar;
- 22/10/2026 - Nutrição da Uniara dá início ao XXIII Encontro de Nutrição;
- 22/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara realizam visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




