202403282112

Notícias

Grupo de alunos de Biologia da Uniara participa de curso de extensão que estuda pequenos mamíferos, na Bahia

Publicado em: 26/02/2019

Recentemente, um grupo formado por professor, técnicos de laboratório, alunos e egressos da graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara participou de um curso de extensão de prática de captura, coleta e taxidermização de pequenos mamíferos não voadores, promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Itapetinga, na Bahia.

“O objetivo foi ensinar a prática de campo de coleta usando uma metodologia científica criteriosa, relacionada principalmente à instrumentação e à contenção do animal. Nesse estudo, englobamos dois grandes grupos: marsupiais, como o gambá, por exemplo, e roedores. Trabalhamos com as espécies nativas, sendo que, no Brasil, são mais de 240 espécies de roedores e, na região onde pesquisamos, este é o primeiro estudo desses grupos”, relata o professor Olavo Nardy, mencionando que foi convidado pela UESC para ministrar a parte de estatística do curso.

Ele conta também que, em setembro de 2018 foi realizada uma campanha de coleta, quando foram encontradas doze espécies. “Já nessa etapa que participamos foram dez espécies coletadas, sendo que dois espécimes estão em análise. Lá, foi possível trabalhar diversos aspectos - como foi feito o delineamento do estudo, a montagem das armadilhas, a confecção das iscas atrativas, o cotidiano diário de verificação, a coleta e contenção dos animais e de dados biométricos etc”, relembra.

Na pesquisa, o docente explica que alguns animais foram marcados e soltos, e outros foram selecionados para fazerem parte da coleção científica da UESC. “Todos tiveram tecidos coletados para diferentes estudos, como epidemiologia humana, por exemplo, para averiguar se havia microrganismos que podem causar doenças no ser humano, além de verificarmos se eles apresentavam alguma patologia, além de características morfométricas da população de cada espécie. Também foram coletados pelos e material de DNA para vermos o grau de parentesco e podermos comparar com outros estudos existentes sobre esses animais”, explica Nardy, que ressalta que as informações coletadas “ficarão à disposição de todo meio científico”.

O curso teve duração de quinze dias, “sendo dois dias de preparação das áreas de armadilha, sete para a coleta de dados de animais, taxidermização e análise de laboratório, e os demais para análise de dados ambientais gerais – como estava a vegetação, quais eram as espécies básicas existentes na região, características dos solos, se havia matéria orgânica – para podermos fazer a comparação entre as comunidades”. “Foram analisadas sete áreas diferentes de pastagem e sete de mata”, completa o professor, que comenta que algumas espécies encontradas não tinham sido registradas na região ainda.

A integração entre o grupo da Uniara e o da UESC “proporcionou uma troca de experiências muito grande quando observaram a forma como cada um trabalha”. “Pela Universidade de Araraquara, fomos eu, os técnicos de laboratório, César Augusto Feliciano e Eduardo Donato Alves, e cinco alunos e dois egressos da graduação de Biologia. Ao todo, foram 22 pessoas, entre veterinários, técnicos, biólogos e alunos de graduação e pós-graduação. A experiência que tiveram foi única”, finaliza Nardy.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI