202403291055

Notícias

Seminário promovido pelo PPG-DTMA da Uniara aborda impactos em ambientes de água doce e gestão ambiental

Publicado em: 24/08/2018

No seminário de integração promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, o professor Carmino Hayashi abordou impactos em ambientes de água doce, principalmente provocados pelo homem, além de tecer algumas considerações sobre gestão ambiental e metodologias não específicas, “visto que características de ambientes de águas continentais são muito extensas”. A atividade foi realizada nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, na unidade I da instituição.

“A intenção foi dar uma noção de alguns encaminhamentos que carecem de mais estudos e aprofundamentos, na área de água doce. Esses impactos são provocados principalmente por ações de tanques-rede, além da jogada de detritos, especialmente de origem orgânica, que conduzem a uma eutrofização excessiva, provocando uma depressão de oxigênio, e proliferação de macrófitas aquáticas. Assim, é preciso uma gestão para minimizar essas ações antrópicas”, explicou o docente.

Ele reforça que as metodologias são bastante amplas e dependem de cada situação, “visto que são muito vastas as ações empreendidas pelo homem”. Para tentar combater o problema, o docente aponta que as soluções podem ser preventivas e corretivas. “Trabalhamos, na área de ecologia, em iniciativas preventivas para evitar o impacto, já que é muito mais fácil do que corrigir. Uma delas envolve a questão da educação ambiental que, no Brasil, anda muito carente”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Sobre o convidado

Hayashi é graduado em Ciências Biológicas pela USP de Ribeirão Preto/SP, mestre em Zootecnia (Produção Animal) pela Unesp e doutor em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar. Foi professor titular na Universidade Estadual de Maringá, onde exerceu cargos de Diretoria, Chefia e Colegiados, além de docente no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Também foi pesquisador científico do CNPq e Professor Visitante Nacional Sênior – PVNS - CAPES/MEC na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba/MG. Suas principais linhas de pesquisas, de ensino e extensão, são relacionadas às áreas de Ecologia, Limnologia, Zoologia/Ecologia Aplicada, Ictiologia e Aquicultura, complementadas pelas áreas de Administração Pública (Gestão e Sustentabilidade Ambiental) e Educação (Novas Tecnologias Educacionais).



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI