202403281407

Notícias

Renomada especialista argentina ministra curso sobre indicadores ambientais para alunos da Uniara

Publicado em: 11/05/2018

Recentemente, a professora do Instituto Nacional de Limnología – INALI da Argentina, Mercedes Marchese, ministrou o curso teórico-prático “La utilización de Oligochaeta Acuáticos en Análisis Ambientales” para alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara. A atividade, realizada nas unidades I e II da instituição, foi promovida por meio do coordenador do Centro de Estudos Ambientais – CEAM da Uniara, Guilherme Rossi Gorni, em parceria com o professor da Universidade de São Paulo - USP de São Carlos, Juliano José Corbi.

“É uma das maiores especialistas mundiais no assunto, com um histórico muito grande de análise de indicadores ambientais, especificamente oligoquetos aquáticos. A docente trabalha com ecologia de ecossistemas aquáticos fluviais. Ela trouxe uma rica coleção desses animais em lâminas, com os quais não temos tanto contato, em fases de desenvolvimento diferentes – adultos e jovens”, relata Gorni.

Ele explica que esse grupo de bioindicadores são organismos que vivem no leito de corpos d’água – lagos, riachos, rios etc -, “sendo que a composição das comunidades desses animais invertebrados pode indicar o estado de conservação/degradação de determinado ambiente”. “Esses organismos, associados a parâmetros físicos e químicos, ajudam na construção de uma ferramenta integrada de gestão de mananciais hídricos. Essas comunidades precisam ser estudadas de maneira profunda para serem utilizadas mais assertivamente. Nós testamos e validamos essa metodologia para que isso gere frutos para a gestão dos recursos hídricos”, esclarece.

O curso foi excelente, segundo o coordenador. “Ela trouxe considerável aprofundamento e capacitação aos alunos, nessa temática tão carente de profissionais. Além disso, foi ótimo para a ampliação dos grupos de trabalho. Discutimos parcerias em projetos e a unificação de conjunto de dados para pesquisas mais robustas”, destaca.

Além da capacitação, Gorni aponta que a atividade “colabora de forma significativa com o processo de internacionalização do PPG-DTMA da Uniara, indo ao encontro da recente política institucional”. “Esse contato possibilita um intercâmbio de conhecimentos e pessoas que só traz crescimento no campo das análises ambientais, utilizando-se indicadores específicos”, finaliza.

Informações sobre o CEAM e sobre o PPG-DTMA da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI