202404190056

Notícias

Alunos de Fisioterapia da Uniara ministram atividade sobre o cérebro para crianças do Colégio Objetivo Júnior

Publicado em: 20/03/2018

Na última quinta-feira, dia 15 de março, estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, que fazem estágio em Neurologia Adulto e Infantil, promoveram atividades relacionadas à VII Semana Nacional do Cérebro - SNC para alunos do Colégio Objetivo Júnior, sob responsabilidade das professoras Christiane Lanatovitz Prado Medeiros e Ana Claudia Nunciato.

“A ideia foi fazer uma explanação para os alunos do quinto ano, com idades entre nove e dez anos, acerca das áreas do cérebro. Falamos um pouco sobre seu funcionamento e sobre como suas áreas atuam em relação às funções que desempenham em nosso corpo, como visão, audição, a área do movimento, o raciocínio nos cálculos matemáticos, a interpretação dos sons, entre outras. Isso foi feito de modo que ‘casasse’ com a SNC, visando a despertar o interesse dessas crianças na neurociência”, relata Christiane.

Ela detalha que a atividade foi ministrada pelos estudantes do quarto ano do curso de Fisioterapia, na qual foram dados exemplos práticos que pudessem desempenhar para compreenderem o que cada área fazia. “Também levamos uma peça anatômica de plástico com as partes do cérebro, e pudemos mostrar essa réplica para que entendessem as figuras exibidas na projeção, sendo que as crianças puderam manusear essa peça”, completa.

Ao final, a docente menciona que as crianças receberam moldes de um cérebro, o qual puderam pintar suas diferentes áreas corticais. “Então, elas os recortaram e montaram capacetes. Foi uma atividade bem didática e dinâmica, e os alunos, que queriam saber mais e fizeram diversas perguntas, adoraram”, relembra.

Ana Claudia conta que a SNC existe desde 2010, com o primeiro evento realizado no Rio de Janeiro e que, a partir de 2012, ganhou âmbito nacional, sendo que a Uniara participa desde 2015. “A semana tem como objetivo levar à população assuntos relacionados à neurociência. É uma forma de divulgar como funciona o cérebro, além de pesquisas que têm sido feitas. Isso é transmitido em forma de conteúdo para que os leigos compreendam”, explica.

A cada ano, segundo ela, uma atividade diferente é ministrada. “Este ano o tema foi ‘Educação Transforma’ e, assim, optamos por desenvolver algo pensado na educação infantil. É a faixa de idade na qual as crianças começam a aprender sobre o corpo humano, então achamos melhor que fosse com elas”, aponta.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara, Carlos Roberto Grazziano, destaca que Ana Claudia e Christiane, que atuam na área de neurologia, “elaboraram uma atividade muito criativa e interessante”. “A montagem de um capacete que ilustra as áreas do nosso cérebro deixou as crianças eufóricas. As atividades em grupo proporcionaram aos alunos a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a importância e as funções do nosso cérebro, além de estimularem a criatividade e as habilidades manuais. Já para os estudantes da graduação, que elaboraram toda a atividade, a realização dessas vivências enriquece sua formação por meio da interação com a sociedade”, finaliza.

Detalhes sobre a VII SNC estão disponíveis no endereço www.semanadocerebro.com. Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI