202403290521

Notícias

Parque do Basalto da Uniara proporciona contato com a natureza e é opção para as férias

Publicado em: 13/01/2017

Contato com a natureza e muito lazer são oferecidos pelo Parque do Basalto, mantido pela Universidade de Araraquara – Uniara. O espaço, localizado na avenida São João, s/n, no Jardim Pinheiros (Vila Xavier), é uma opção gratuita para as férias e está aberto é de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

O Parque, que ocupa uma área de 65 mil m², apresenta rica biodiversidade. É possível realizar piqueniques e caminhadas pelas trilhas, além de o visitante poder tirar fotos e observar aves e plantas. Praticar esportes radicais como escaladas e rapel (mediante prévia autorização) em cascatas e cachoeiras também são alternativas.

O local, criado a partir da recuperação de uma área degradada, foi inaugurado em outubro de 2000. Além de cachoeiras, árvores, plantas, animais e espécies nativas, conta com quiosques e playground infantil. Há também uma lanchonete e um espaço que pode ser utilizado para reuniões e refeições. “Sua recuperação transformou o local em uma ‘ilha’ de refúgio da fauna, onde muitas espécies encontraram abrigo e alimento”, afirma o coordenador do Parque e professor da Uniara, João Carlos Geraldo.

De acordo com ele, áreas públicas, como as do Parque do Basalto, possibilitam maior contato e proximidade da população e de estudantes com programas de conscientização e educação ambiental. “É uma área verde inserida em um contexto urbano, que vem sofrendo expansão e adensamento, sendo que o centro da cidade está sendo verticalizado e os quintais estão desaparecendo. A proximidade das pessoas com o mundo natural está cada vez mais distante no cotidiano. Por isso, é essencial a implantação e manutenção dessas ‘ilhas’ verdes na trama urbana”, explica.

O local também é utilizado para pesquisas científicas de cursos de graduação e pós-graduação da Uniara, além de ser foco de disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e espaço para eventos culturais. Outras informações podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/parque-do-basalto ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI