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Conselheiro do Confea e coordenador de Engenharia Civil da Uniara é relator de nova resolução de competências profissionais da área

Publicado em: 22/04/2016

O coordenador e professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Osmar Barros Junior, que também é Conselheiro Federal no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, representando as Instituições de Ensino Superior do Grupo de Engenharia, foi o relator de uma nova resolução – a Resolução nº 1.073/2016 - de competências profissionais. A reunião do Conselho foi realizada na última terça-feira, dia 19 de abril, em Brasília.

“É uma resolução substitutiva de outra, a Resolução nº 1.010/2005, que estava em vigor há dez anos e era muito polêmica, bastante discutida e questionada, que abordava as atribuições profissionais. Acabou não havendo uma definição clara de como seria implementada e, após todo esse período, finalmente aprovamos uma resolução que deu fim a essa questão”, explica Barros Junior.

Ele esclarece que essa nova resolução permitirá que os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia - Creas de todo o país “concedam as atribuições profissionais com mais tranquilidade”. “Isso irá valorizar a educação continuada, ou seja, o profissional volta ao banco escolar para poder complementar seu curso de Engenharia em outra área. Então ela é muito interessante nesse aspecto”, diz.

Como exemplo, o docente menciona um egresso da graduação de Engenharia Civil que deseja complementar sua formação na área de Engenharia de Produção. “Ele faz uma pós-graduação nessa área e pode estender as suas atribuições. Dessa forma, torna-se um engenheiro civil também com atribuições ligadas à Engenharia de Produção. Esse é o grande ganho da nova resolução”, ressalta.

De uma maneira geral, Barros Junior reforça que agora todas as instituições de ensino passam a ter uma resolução mais clara. “O sistema educacional, já sabendo quais são as regras do sistema profissional, já pode montar seus projetos pedagógicos com a definição da sistemática de concessão de atribuição profissional. Mais ainda: nossa diretriz curricular permite que cada instituição tenha seu projeto pedagógico próprio, inerente a cada região do país, ou seja, elas têm sua autonomia. Não é um sistema engessado. E essa legislação profissional, sendo transparente, faz com que uma universidade, por exemplo, no momento de conceber um curso, já consiga fazer a ‘leitura’ das atribuições profissionais do futuro estudante”, aponta.

Ser o relator do processo foi motivo de orgulho para o coordenador. “Tive essa grande honra. Coordeno a Comissão de Educação e Atribuições Profissionais – CEAP, que lida com esses assuntos da área da educação e, para a aprovação dessa resolução, quem relata é o coordenador. Portanto, sinto-me duplamente feliz”, finaliza Barros Junior.

 

Confea

De acordo com a página do Conselho na internet - www.confea.org.br -, sua missão é atuar eficiente e eficazmente como a instância superior da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais de engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos, sempre orientado para a defesa da cidadania e a promoção do desenvolvimento sustentável.

O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade, sempre com respeito ao cidadão e cuidado com o meio ambiente. O Conselho Federal tem, ainda, como valores a integridade, a ética, a excelência e a transparência.

As atribuições do Confea podem ser visualizadas no mesmo endereço. Informações sobre o curso de Engenharia Civil da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Fotos: Equipe de Comunicação do Confea

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