Publicado em: 17/11/2015
O resultado da pesquisa “Transparent composites prepared from bacterial cellulose and castor oil based polyurethane as substrates for flexible OLEDs”, da qual o professor do Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Hernane Barud, é um dos autores, foi publicado na revista Pesquisa Fapesp. A matéria pode ser visualizada no link http://goo.gl/XeLqJg.
O docente explica que ele e sua equipe de pesquisa desenvolveram um protótipo de uma tela flexível chamada Foled, que envolve um substrato baseado em biocelulose. O dispositivo apresenta transparência quase total, que poderá, futuramente, ser usada em equipamentos tecnológicos eletrônicos, como celulares ou computadores portáteis. “A evolução desse Foled está no uso de óleo de mamona e na redução da rugosidade, algo jamais encontrado na literatura e fundamental para o desenvolvimento dos OLEDs”, destaca.
O protótipo tem como vantagens, segundo o professor, usar matéria-prima renovável, além de ter um desenvolvimento mais simples do que o de uma tela flexível tradicional, e também, por não produzir resíduos tóxicos.
Recentemente, o artigo do estudo foi capa do renomado Journal of Materials Chemistry C (pode ser baixado no link http://goo.gl/Dizb3F). Ter o resultado na revista Pesquisa Fapesp também é muito especial para Barud. “O Journal tem projeção internacional, entretanto, a revista Fapesp figura entre as mais importantes publicações para cientistas e leigos de nosso país. A Fapesp é a principal agência de fomento do Brasil. É uma honra ter nosso nome divulgado na publicação”, comenta.
“Além disso, todo o trabalho foi desenvolvido no Brasil, envolvendo centros importantes, como o Instituto de Química da Unesp, com os professores Sidney Ribeiro e Younes Messaddeq, com o doutorando Robson Silva, com o doutor Maurício Palmieri e a doutora Elaine Rusgus, os doutores Marco Cremona e Vanessa Calil, ambos da PUC e do Inmetro do Rio de Janeiro, e o doutor Wagner Polito, da USP de São Carlos”, finaliza Barud.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat/ppgb-mrqm.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI