Publicado em: 24/09/2015
Nesta sexta-feira, 25 de setembro, é comemorado o Dia do Rádio, um meio de comunicação extremamente tradicional e que segue em atividade, mesmo com o surgimento de novas tecnologias. A professora de Radiojornalismo do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara e apresentadora da Rádio Uniara FM (100,0 MHz), Luciane do Valle, fala sobre o veículo e seu sucesso até hoje.
“O rádio vem, mais uma vez, se adaptando muito bem no que se refere às novas tecnologias, principalmente na relação com as redes sociais. O ouvinte passou a interagir muito mais e de forma mais eficiente com o rádio. Estou falando de radiojornalismo, que é minha área de mais atuação, não posso falar de outros formatos de programa”, comenta a docente.
A chance de o rádio desaparecer é pouco provável, em sua opinião, “pensando que a internet, os computadores, notes e principalmente os smartphones aumentaram as possibilidades de audiência do rádio”. “Cada vez mais temos o rádio em todos os lugares e isso é muito bom para todo mundo: comunicação, anunciantes, ouvintes, profissionais”, completa.
Luciane menciona que um desafio, no entanto, para os profissionais da comunicação de modo geral, em todos os meios, é conseguir fazer frente a tantas outras opções de acesso à informação e entretenimento. “As exigências estão cada vez maiores”, observa.
Atuar no ramo é complexo, seja para o radialista ou para o jornalista, de acordo com a professora. “São formações profissionais diferentes, com legislação e funções diferentes também. De qualquer modo, não é um trabalho de maneira nenhuma fácil. Há planejamento e é preciso estar bastante informado, além de haver a necessidade de desenvoltura, boa comunicação e repertório intelectual suficiente para fazer uma programação, na maioria das vezes ao vivo”, destaca.
Quando o assunto é rádio digital, Luciane salienta que há dúvidas sobre sua implementação. “Nos países em que o processo está mais avançado, também há críticas. Aqui no Brasil, temos realidades muito diferentes e o custo é muito alto. Outra questão é a linguagem, a produção, a capacitação dos profissionais, tudo isso ainda não está definido”, explica.
Ao falar sobre o Dia do Rádio, ela não esconde sua paixão pelo meio de comunicação. “Sempre brinco com meus alunos: ‘ouçam rádio, façam essa experiência e descubram um mundo novo e apaixonante’. Então minha mensagem é óbvia, mas importante: ouçam rádio! É fantástico!”, finaliza a docente, lembrando que o dia 25 de setembro é data de nascimento de Edgard Roquete Pinto, “considerado o patrono do rádio no Brasil”.
Na Rádio Uniara FM, Luciane apresenta o programa “Cesta Digital” ao lado do professor Samuel Gatti Robles, que é transmitido às sextas-feiras, às 7h, com reapresentação às 20h.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI