202505220212

Notícias

Primeira noite do Simpósio de Medicina de Família e Comunidade é marcada por inauguração, palestra e mesa-redonda

Publicado em: 18/08/2015

Teve início nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, no Centro de Eventos de Araraquara – CEAR, o “I Simpósio de Medicina de Família e Comunidade”, promovido pela Liga Universitária de Medicina de Família e Comunidade – LUMFC do curso de Medicina do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, em parceria com a Secretaria de Saúde de Araraquara, a Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, e a Unip. Com o tema “Medicina de Família e Comunidade: Ferramentas para uma Clínica centrada nas Pessoas”, a primeira noite do evento contou com a inauguração do Núcleo Regional de Médico de Família e Comunidade - MFC de Araraquara, uma palestra e uma mesa-redonda.

A mesa do Simpósio foi composta pelo prefeito de município, Marcelo Barbieri; pelo presidente da Câmara Municipal, Elias Chediek; pela chefe do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Uniara, Celi Vasques Crepaldi, que representou o reitor da instituição, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro; pelo diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais da Saúde do Ministério da Saúde, José Santos Souza Santana; pelo presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Thiago Gomes da Trindade; pelo presidente da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade, Giuliano Dimarzio; pelo diretor do Departamento Regional de Saúde 3 de Araraquara – DRS – 3, Antônio Martins; pelo Secretário Municipal de Saúde de Araraquara, Carlos Fernando Camargo; pelo presidente do Núcleo Regional de Medicina de Família e Comunidade, Cleiton Luiz de Andrade; pelo presidente da Associação Paulista de Medicina - Regional de Araraquara, Renato Chediek; pela coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Uniara, Cynthia Mauro Piratelli; pela coordenadora geral da Liga Universitária de Medicina de Família e Comunidade – LUMFC de Araraquara e aluna da graduação, Nayara Stephanie de Jesus; e pelo coordenador pedagógico da Residência de Medicina de Família e Comunidade de Araraquara, e docente do curso, Phelipe Antonio Calixto.

Após a execução do Hino Nacional pela Orquestra Jovem de Araraquara, alguns integrantes da mesa deram as boas-vindas aos presentes e desejaram um bom evento. Em seguida, foram convidados para a inauguração e posse do Núcleo Regional de Medicina de Família e Comunidade, o presidente eleito Andrade, e Dimarzio, que discursaram e fizeram a assinatura da inauguração.

Na sequência, foi realizada a palestra “Quem é o médico de Família e Comunidade?”, ministrada por Trindade e, antes do encerramento da primeira noite, foi montada a mesa-redonda “O futuro da residência médica no Brasil e o papel da Medicina de Família e Comunidade”, formada por Andrade, Santana, Trindade e Dimarzio.

Para Calixto, “é uma alegria trazer um evento desse porte, em que o Brasil está olhando para nós”. “Esperamos que isso possa colaborar para a capacitação dos profissionais que trabalham na atenção primária, para que consigamos melhorar a qualidade do nosso cuidado. Somos responsáveis por pessoas e estamos discutindo sobre ferramentas para uma clínica centrada nelas”, destacou.

Nayara menciona que o Simpósio é o primeiro voltado à medicina e família da cidade. “Esperamos que o município passe a conhecer mais sobre essa especialidade, que tende a cuidar da população, e que comece a valorizá-la mais. É um médico muito mais próximo, que acompanha a comunidade desde o começo até o final dos processos. É um profissional de referência para essa população”, declarou.

Na opinião da aluna, “essa especialidade, que trabalha o vínculo do médico com o paciente, é algo muito bonito e que deveria se estender a todos os profissionais”. “Como estudante, acredito que a força que essa especialidade vem ganhando é muito importante ao transferir esse tipo de vínculo para os novos médicos que estão se formando. Mesmo que eles não sigam essa área, que consigam adaptar esse tipo de relação para qualquer que seja sua escolha”, finalizou.

O “I Simpósio de Medicina de Família e Comunidade” termina nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, no CEAR. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://mfcararaquara.wix.com/simposio2015.

Programação

 

18 de agosto

18h15 – Mesa-redonda: APS no Canadá e Espanha o que podemos aprender?
19h30 - Atenção Domiciliar: Levando a saúde aonde ela jamais chegaria
20h10 - Mini-international neuropsychiatric interview (MINI): Diagnóstico de Saúde Mental na APS
21h10 - Coffee break
21h30 – Método Clínico Centrado na Pessoa

 

19 de agosto

18h15 - Entrevista Motivacional e Técnicas para a Mudança do Estilo de Vida
19h – A Experiência Exitosa do Rio de Janeiro e o Acesso Avançado
19h50 – Mesa-redonda: Abordagem da Dependência Química na APS
21h - Coffee break
21h20 Mesa-redonda: Trabalho em Equipe na APS

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI