202505130231

Notícias

Alunos de Design Digital da Uniara produzem trabalhos relacionados à educação ambiental

Publicado em: 09/04/2013

 Os alunos do segundo ano de Design Digital do Centro Universitário de Araraquara - Uniara desenvolveram, recentemente, um trabalho voltado à educação ambiental, na disciplina “Plástica II”, ministrada pelo professor Davi Rosa. Ele conta que o objetivo foi fazer uma releitura fotográfica de uma obra dos pintores Caravaggio, Rembrandt, Vermeer ou Velàzquez. “Porém, a atividade deveria apresentar o tema do momento, que é a educação ambiental”, diz.

Para isso, o docente explica que “propôs bases aos alunos que pesquisassem sobre um dos 3R´s - "Reduza, Reuse, Recicle" - para a solução do excesso de lixo produzido atualmente”. “Então o estudante descobriria alguma dificuldade, um problema, um dado referente à reciclagem, por exemplo, e faria uma imagem com essa referência nas telas desses famosos artistas, chamando a atenção dos observadores para tais fatores ambientais”, detalha.

Os alunos realizaram a composição das fotos reaproveitando materiais que seriam descartados, ou produziram arranjos/enfeites com garrafas pet, “todos tentando chamar a atenção do espectador para esses objetos/trajes, conduzindo-o a uma reflexão sobre os materiais descartáveis e o ambiente”.

O estudante Danilo Costa Pires, que teve como dupla Augusto Galli, conta que escolheu trabalhar com a obra "Marte", de Diego Velàzquez. “Ela chamou a atenção, já que passa uma representação de cansaço e desânimo, dando um ar melancólico, totalmente ao contrário do que um deus representa, também expressando uma visão crítica e irônica”.

A intenção, segundo ele, foi provocar reflexão “ao mostrar o homem em um estado quase nu, que passa uma sensação de enfraquecimento e derrota, mostrando que qualquer ser humano, rico ou pobre, em sua natureza mais simples, tem um compromisso com o meio ambiente, no caso, com a reciclagem”. O aluno questiona que “se não tivermos a consciência de cuidar do meio onde nascemos e evoluímos, e que, graças a ele, estamos vivos, do que adianta toda essa evolução acelerada?”.

Já os segundanistas Leandro Sérgio Félix Ungari e Edilaine Aparecida de Melo optaram pelo quadro “São Jerônimo que escreve”, de Caravaggio. “O artista nos chamou atenção pelas características nas pinturas, como retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma: vendedores, músicos ambulantes, ciganos e prostitutas. Outra marca são os efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros”, comenta Ungari.

A mensagem que a dupla quis passar foi simples: “Proteja-se, Recicle!”. “No nosso cenário, utilizamos jornais (auréola do Santo, caveira e o manto em cima da mesa) e garrafas pet (verde) nas pernas das mesas, com sutileza e simplicidade em um dos pontos do quadro. Temos, portanto, três pontos para salientar: proteção/vida (representado pelo santo), a caveira (morte) e a sabedoria (livros)”, detalha o estudante, que ressalta que o trabalho valeu a pena. “Estamos satisfeitos demais. Conseguimos chegar a um resultado bem próximo da obra original”, entusiasma-se.

Ele conclui dizendo que a releitura teve como mensagem a ideia do quanto é importante reciclar. “Tudo pode ser reaproveitado, é só termos consciência e criatividade, assim, preservamos e não acabamos com nosso planeta. Dessa forma, ao reciclar, evitamos catástrofes maiores”, finaliza.

Outra dupla formada foi a de Camila Helena Haddad Giudicissi de Abreu e Carolina Francisca João, que trabalharam com o quadro “Davi com a Cabeça de Golias”, também de Caravaggio. “Queríamos uma obra que causasse um impacto visual diferenciado, não só por seu histórico interessante – é um autorretrato do autor, reproduzido na cabeça de Golias, criado na tentativa de obter redenção da igreja por um crime cometido -, mas também por se encaixar ao tema da reciclagem, de forma que pudéssemos fazer uma crítica com um tom de humor e ironia”, explica Carolina.

Do tema “Reduza, Reuse e Recicle”, sugeridos para o trabalho, as alunas optaram pela terceira ação, mais especificamente de produtos orgânicos. “Na nossa releitura, brincamos fazendo uma ‘reciclagem’ da cabeça de Golias, que seria um produto orgânico que, se não reciclados devidamente, podem desenvolver fungos, bactérias, atrair insetos, gerar mau cheiro e contaminar água e alimentos frescos. Ainda com a ideia de satirizar, criamos um slogan: ‘Se até os assassinos reciclam, por que você não reciclaria?’”, comenta a estudante.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI