202403281411

Notícias

Jornalismo da Uniara conta com projeto de notícias online

Publicado em: 07/03/2012

O curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara – Uniara conta com uma agência de notícias online, a Ageuniara, em que os alunos da graduação produzem notícias e as têm publicadas no www.uniara.com.br/ageuniara. O projeto tem caráter extensivo à comunidade pelo fato de os alunos do curso fazerem reportagens sobre temas diversos, que difundem informações de cunho regional, gerando pautas para as mídias tradicionais e consolidadas.

“Os estudantes são estimulados a sugerir pautas e, a partir disso, devem criar reportagens que, após serem editadas, são publicadas no site”, explica Luiz Carlos Messias da Silva, docente da disciplina “Técnicas de Reportagem e Redação Jornalística”, que agrega a Ageuniara.
Ele afirma que o projeto tem função laboratorial para os alunos. “É a primeira experiência com captação de informações e produção de notícias, o que faz com que o aluno procure suas fontes e pratique jornalismo”, aponta.

Segundo Messias, em 2011 foram produzidas quase duzentas reportagens e, neste ano, o processo teve início há cerca de duas semanas.

“Já houve casos de matérias em pequenas cidades que ganharam a atenção da comunidade, fazendo com que os meios de comunicação repercutissem os fatos. Além disso, as pautas podem ser encaradas também como prestação de serviço, abrangendo o interesse social”, relembra.

A coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi, conta que os cursos de jornalismo em geral têm projetos laboratoriais “com condições próximas à do cotidiano da profissão”. De acordo com ela, “a Ageuniara atende a comunidade, de modo que a aprendizagem dos estudantes não fique restrita somente ao ambiente da sala de aula”.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI