202404200652

Notícias

É preciso ter cautela com e-mails suspeitos, diz coordenador de novo curso da Uniara

Publicado em: 08/06/2009

Com a chegada do dia dos namorados as pessoas recebem muitos e-mails com cartões virtuais e outros anexos. Trata-se de uma forma moderna e sofisticada de fazer homenagens ou mandar lembranças para as pessoas amadas. O problema é que existem alguns vândalos que se aproveitam disso para espalhar vírus de computador pela rede.

De acordo com Juliano Marcello, coordenador do mais novo curso da Uniara - Sistemas para Internet, o termo usado para designar as táticas de invasão nos sistemas computacionais, como senhas de bancos, lista de contatos de e-mails, arquivos pessoas, entre outras coisas, é "Engenharia Social".

Ele conta que, além de cartões virtuais, existem mensagens falsas da receita federal, bancos e até pornografia que traz armadilhas. "É muito comum recebermos mensagens dizendo para clicarmos em um link para vermos uma foto antiga com alguma pessoa. Quando clicamos, normalmente instalamos um vírus de computador em nossa máquina", diz.

Marcello explica que a melhor maneira de evitar aborrecimentos como este é manter programas antivírus atualizados, usar somente softwares originais, manter o up-date do Windows em dia e evitar abrir anexos de e-mails enviados por desconhecidos. "O computador é, antes de qualquer coisa, uma máquina. Portanto, são necessários qualificação e treinamento para operar", completa.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI