mostrar mensagem ]

Comunicado aos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Informamos aos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que estão abertos os cadastros para alunos que queiram participar da ação estratégica “O Brasil conta Comigo”. O edital recruta interessados em contribuírem com o Brasil nesse momento, de maneira regulamentada nos instrumentos legais.

O aluno que tiver interesse em se inscrever (e que for selecionado), terá vários benefícios pedagógicos descritos nas portarias do MEC e do Ministério da Saúde. Ademais, haverá remuneração oferecida pelo Ministério da Saúde para os selecionados.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Informações oficiais (COVID-19) - 02/04/2020

Prezados alunos,

Estão circulando na internet imagens falsas de um comunicado em nome da Uniara. Para certificar-se de que uma mensagem é verdadeira, acesse diretamente de seu computador nosso site através do endereço https://www.uniara.com.br/.

Os comunicados oficiais da instituição serão sempre publicados em nosso site.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Prorrogação da suspensão das aulas (COVID-19) - 26/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

Renovar a suspensão de todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais, estendendo-a para até o dia 11 de abril de 2020, com exceção do Internato do Curso de Medicina, Módulo 12, pois, a pedido do Ministro da Saúde tais estudantes deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado: Orientação do Procon referente a mensalidade de escolas (COVID-19) - 21/03/2020

Prezados alunos,

Procon orienta que mensalidade de escolas sejam pagas mesmo durante suspensão das aulas por causa do coronavírus.

Clique aqui e confira a reportagem na integra.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado - Suspensão das atividades do internato médico (COVID-19) - 19/03/2020

A Reitoria desta Universidade resolve:

1. Suspender todas as atividades do Internato Médico dos Módulos 9, 10 e 11, por 10 (dez) dias prorrogáveis, a partir de segunda-feira dia 23/03/2020, com plano de reposição para cada dia letivo.

2. Manter as atividades do Internato do Módulo 12, recomendando que os internos possam ser recrutados para áreas de maiores demandas dentro ou fora do Hospital de Ensino, se assim for necessário.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Nota sobre atividades domiciliares (COVID-19) - 17/03/2020

Em virtude da excepcional suspensão temporária das aulas, serão apresentadas aos estudantes atividades pedagógicas em regime especial de exercícios domiciliares, que permitirão a continuidade das atividades acadêmicas, fundamentados em determinações do MEC para esse momento.

Portanto, a partir da próxima semana, cada Coordenador de Curso enviará a seus alunos todas as informações necessárias à implementação das atividades domiciliares.

Clique aqui e leia na íntegra a nota oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

mostrar mensagem ]

Comunicado Urgente - Suspensão das aulas (COVID-19) - 16/03/2020

O posicionamento da Uniara frente às medidas preventivas sobre a pandemia COVID-19 está baseado nas evidências que nos vem sendo trazidas pelos órgãos de controle de saúde governamentais. As autoridades da Saúde preconizam que a suspensão de atividades coletivas é a melhor alternativa para “achatar” a curva epidemiológica da contaminação.

Assim sendo, a Uniara informa que todas as atividades teóricas e práticas dos cursos presenciais estão suspensas do dia 16/03/2020 ao dia 28/03/2020, com exceção dos estágios do 4º ano do Curso de Enfermagem e o Internato do Curso de Medicina, pois, tais profissionais, a pedido do Ministro da Saúde, deverão estar em prontidão.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado oficial da reitoria da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Eventos

Simpósio do Comitê de Ética no Uso de Animais

I Simpósio CEUA

Apresentação

O I Simpósio do Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade de Araraquara - CEUA/UNIARA será realizado no dia 13 de abril de 2018 na Uniara, em Araraquara, SP.

O evento é direcionado a acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e membros de CEUAs de Araraquara e região, tem o intuito de sensibilizar a comunidade científica sobre a importância das questões éticas envolvendo pesquisas com animais.

  • Evento Gratuito;
  • As inscrições serão aceitas até uma semana antes do evento;
  • Será fornecido certificado de participação, por período;
  • Vagas limitadas.

Inscrições encerradas

Programação

*Programação sujeita a alterações

Manhã

07h30 - Credenciamento;

08h00 - Abertura e apresentação do CEUA local - Profa. Dra. Ana Paula de Souza Faloni - Coordenadora CEUA-Uniara;

08h30 - Importância da qualidade do modelo animal para a reprodutibilidade de resultados - Profa. Dra. Patrícia Gama, ICB-USP;

10h00 - Intervalo;

10h30 - Ética na experimentação animal, qual sua importância? - Prof. Dr. Francisco Tadeu Rantin, UFSCar;

12h00 - Horário de Almoço;

Tarde

14h00 - Estatística em pesquisa - Prof. Dr. Guilherme Rossi Gorni, Uniara;

15h00 - Planejamento estatístico do tamanho amostral em experimentação animal utilizando o software G* Power - Prof. Dr. Olavo Nardy, Uniara;
Obs.: Para um melhor aproveitamento, recomenda-se que os participantes tragam seus notebooks e baixem o software G*Power pelo link: http://www.gpower.hhu.de/en.html

16h00 - Normas e organização do Centro de Pesquisas Biológicas (CPB)-Biotério-UNIARA - Prof. Dra. Nádia Lunardi, Uniara e Médico veterinário, Eduardo Henrique Porta;

17h00 - Encerramento;

Palestrantes

Francisco Tadeu Rantin

Professor Emérito da Universidade Federal de São Carlos, graduou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP. Obteve o grau de Mestre no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP e o grau de Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar e no Departamento de Zoofisiologia da Universidade de Aarhus, Dinamarca (Doutorado Sanduíche). Primeiro fisiologista a ser contratado na Universidade Federal de São Carlos, aposentou-se como Professor Titular do Departamento de Ciências Fisiológicas em 2013. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Comparada. Atua principalmente nos seguintes temas: Temperatura, aclimatação e tolerância térmica, metabolismo, respostas cardio-respiratórias à hipóxia e às variações de temperatura, morfologia funcional do aparelho respiratório e anexos respiratórios, respostas cardio-respiratórias e bioquímicas a contaminantes ambientais, localização, orientação e distribuição de quimiorreceptores de O2 e CO2/pH, controle neural da função cardio-respiratória. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais/UFSCar, Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/UFSCar, um dos criadores e várias vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas/UFSCar. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (biênio 2004-2006) e Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (biênio 2006-2008). Foi chefe do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSCar no biênio 2011-2012. Atualmente é Professor Sênior do Departamento de Ciências Fisiológicas/UFSCar, colaborando com o ensino, orientação e internacionalização no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (UFSCar/UNESP - Araraquara) e coordenando projetos de pesquisa. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA, representando a Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE (Quadriênio 2014 - 2017).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3546242299713690


Guilherme Rossi Gorni

É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (2004), tem Mestrado em Ciências Biológicas (Comportamento e Biologia Animal) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP - Rio Claro (2010). Tem experiência na áreas de Zoologia aplicada, com ênfase na taxonomia/ sistemática de zoobentos e peixes; e em Ecologia, com destaque para ecotoxicologia aquática e interações tróficas. Coordenador Científico do Centro de Estudos Ambientais (CEAM).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5709556333376897


Nádia Lunardi

Graduada pela Faculdade de Odontologia da UNESP, Câmpus Araraquara (1998). Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP (2005). Doutora em Materiais Dentários pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP (2012). Pós-Doutorado em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP (2014). Professora dos Cursos de Graduação em Odontologia, do Mestrado Profissional em Ciências Odontológicas e da Especialização em Ortodontia da Universidade de Araraquara - UNIARA (desde 2011). Coordenadora do Centro de Pesquisas Biológicas - Biotério da Universidade de Araraquara - UNIARA (desde 2013).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0917884976604612


Olavo Nardy

Possui graduação em Bacharelado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2000), mestrado em Ciencias Biologicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2003) e doutorado em Ciencias Biologicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2008). Atualmente é Temporário da Universidade Paulista e Professor Horista do Centro Universitário de Araraquara. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Diversidade, Padrões globais, Riqueza de espécies, Gradiente latitudinal, Regra de Rapoport e Meta Análise.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9883339878247025


Patrícia Gama

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1991), graduação em Licenciatura Curta e Plena Em Biologia pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-Doutorado pela New York University (2001). Atualmente é Professora Associada do Depto de Biologia Celular e do Desenvolvimento no ICB na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular e Tecidual, atuando principalmente nos seguintes temas:crescimento e desenvolvimento da mucosa gastrintestinal; controle de proliferação, ciclo, diferenciação e morte celular; efeitos da amamentação, desmame precoce e estresse sobre o crescimento; função de corticosteroides, ghrelina, fatores de crescimento e sua sinalização no epitélio gástrico. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Biologia Celular e Tecidual, Presidente da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e atua em curso de ensino a distância para atualização professores da rede pública.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2847621257203555

Comissão Organizadora

COMISSÃO CIENTÍFICA INTERNA - UNIARA

Profa. Dra. Ana Paula de Souza Faloni
Coordenadora

Profa. Dra. Thalita Pedroni Formariz Pilon
Vice coordenadora


Ana Carolina Buzzo Marcondelli é licenciada em Ciências Biológicas (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, bacharel em Ciências Biológicas (2008) também pela UNESP. É Mestra em Ciências Biológicas em Botânica (2010) pela mesma instituição. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5197686322570850

Ana Paula de Souza Faloni possui graduação em Odontologia (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É Mestre (2006) e Doutora (2010) em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2574713734036477

Douglas Augusto Franciscato possui graduação em Medicina Veterinária (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e Mestre (2015) em Medicina Veterinária pela mesma Instituição.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7640290086135647

Eduardo Henrique Porta é Médico Veterinário formado pela Unipinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal. Especialista em Cirurgia e Clínica Médica na UNIFEOB - Centro Universitário da Fundação de Ensino de Otávio Bastos em São João da Boa Vista.

Eliane Trovatti é graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, é Mestra (2001) e Doutora (2006) em Biotecnologia pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2015.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0001438935762110

Miriane da Costa Gileno Gileno possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Mestre (1999) e Doutor (2003) em Análises Clínicas pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4194759714450262

Mônica Rosas da Costa Iemma possui graduação em Educação Física (1992) na Escola de Educação Física de São Carlos - EEFSC, é Mestra (1997) e Doutora (2002) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3294775427938561

Olavo Nardy Nardy é bacharel em Ecologia (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, é Mestre (2003) e Doutor (2008) em Ciências Biológicas - Zoologia pela mesma instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2007.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883339878247025

Rafael Silveira Faeda possui graduação em Odontologia (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, é Mestre (2006) e Doutor (2010) em Periodontia pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4359977455173966

Rogério Teixeira Duarte possui graduação em Engenharia Agronômica (2010), é Mestre (2012) e Doutor (2015) em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9506451582209275

Thalita Pedroni Formariz Pilon possui graduação em Farmácia Industrial (2001) pela Pontifícia Universidade Católica - PUCCAMP, é mestra (2004) e Doutora (2008) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5096227747630693

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Jaqueline Diniz

APOIO TÉCNICO

Regiane Gomes de Oliveira Fray - CEP - Uniara

Luis Paulo Viccola - Marketing

Celso Andretta Junior - Web

Juliano Marcello - Web

Rafael Lopes Cambiaghi - Web

Rodrigo Sallun - Publiara

Marcella Nascimento - Publiara

Natalia Fernanda Nunes - Assessoria de Imprensa

Christiano Kobal Oliveira Dias de Andrade - Assessoria de Imprensa

Paulo Henrique Ribeiro Carodozo - Eventos

André Luis Martins de Oliveira - Eventos

Manoel de Jesus Rodrigues - Eventos

Local

Auditório José Araújo Quirino dos Santos - Universidade de Araraquara - Uniara

Avenida Dom Pedro II, 660 - Centro - Araraquara/SP - Brasil

Contato

Fale conosco pelo e-mail ceua@uniara.com.br ou pelo telefone +55 16 3301-7263


Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /eventos/simposioeticaanimal/