202405260025

Eventos

Evento Científico: Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no Brasil: Estratégias e Experiências de Sucesso

Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no Brasil: Estratégias e Experiências de Sucesso

Evento Científico:
Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no Brasil: Estratégias e Experiências de Sucesso

Dia 7 de março de 2024, credenciamento a partir das 14h00

A Coordenação do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade - PRMMFC de Araraquara (Uniara/Santa Casa/SMS Araraquara) orgulhosamente apresenta seu primeiro encontro científico do ano de 2024 com o tema: "Estratégias e Experiências Exitosas para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Brasil", concomitante à cerimônia inaugural da turma de residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. O evento acontecerá no dia 7 de março de 2024, a partir das 14h00, no Centro de Eventos de Araraquara e Região - CEAR.

O evento contará com palestrantes renomados da área, buscando abordar temas relevantes para todos os profissionais e acadêmicos da área da saúde de Araraquara e região. Estarão presentes representantes do Ministério da Saúde, Confederação Ibero-Americana de Medicina Familiar e Sociedade Brasileira de Medicina de Família. Além disso, haverá a presença das cineastas, roteiristas e diretoras Helena Petta e Ana Petta (também atriz da série Unidade Básica, da Universal Channel) para uma sessão de exibição do documentário "Quando falta o Ar" (2021), seguido de um debate aberto sobre os desafios do enfrentamento à pandemia de COVID-19, abordando o papel dos diversos profissionais da saúde nesse contexto.

As palestras e debates serão transmitidas online e ao vivo pelo canal do YouTube da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SBMFC.

As inscrições para o evento terão início no dia 08 de dezembro, exclusivamente por essa página. O evento será gratuito e com emissão de certificados.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades deste evento:
Instagram - @Encontroprmfc

 

Programação

*Programação sujeita a alterações

14h00 - Credenciamento e Retirada dos Materiais

14h30 - Apresentação da Orquestra Uniara

15h00 - Cerimônia de Abertura do Evento com Hino Nacional Executado pela Orquestra Uniara

15h45 - Mesa Redonda

"Estratégias e experiências exitosas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade no Brasil"

Moderador: Phelipe A. Calixto - Supervisor do PRMMFC de Araraquara

15h45

"Experiências Bem-Sucedidas de Trabalho em Equipe na América Latina para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS)"

Profa. Dra. Jacqueline Ponzo - Médica de Família, professora da Universidad de la República (Uruguai) e Presidente da Confederação Ibero-Americana de Medicina Familiar (CIMF/WONCA 2018-2023)

16h15

"Estratégias para o Fortalecimento do Trabalho em Equipe na APS do Futuro"

Prof. Dr. Felipe Proenço de Oliveira - Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (SAPS/MS)

16h45

"O Seriado Unidade Básica e o Uso de Estratégias Televisivas para o Fortalecimento da APS e da Especialidade MFC no Brasil"

Ana Petta - Cineasta e atriz da série Unidade Básica da Universal Channel

Helena Petta - Médica infectologista, cineasta e roteirista da série Unidade Básica da Universal Channel

17h15

"O Papel da Residência em MFC e Outras Sugestões da SBMFC para Fortalecimento da APS"

Professora Zeliete Zambom - Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)

17h45

"O papel das Ligas de MFC e estudantes de Medicina no Fortalecimento da Especialidade no Brasil"

Vitor Caramuri Cardoso de Moraes - Estudante da Graduação em Medicina da Uniara e Presidente da ALASF (gestão 2022-2023)

18h00

Debate e abertura ao público para perguntas

18h45 - Coffee Break

19h30 - Exibição do Documentário "Quando Falta o Ar" (2021)

20h50 - Debate sobre o documentário

Com as diretoras do documentário, Helena e Ana Petta, a secretária de saúde do município de Araraquara, Profa. Eliana Honain e o Dr. Felipe Proenço de Oliveira falando sobre experiências notórias no combate à pandemia de COVID-19

Palestrantes Convidados

Profa. Dra. Jacqueline Ponzo
Médica Especialista em Medicina Familiar e Comunitária, professora da Universidad de la República (Uruguai), mestre em Epidemiologia pela Universidad de la República (Uruguai) e Presidente da Confederação Ibero-Americana de Medicina Familiar (CIMF/WONCA 2018-2023).

Prof. Dr. Felipe Proenço de Oliveira
Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), Médico de Família e Comunidade, Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba nos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Família e de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Professora Zeliete Zambom
Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Ana Petta
Roteirista, atriz e documentarista, formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), atriz e criadora da série de TV "Unidade Básica", do Canal Universal Channel, disponível na GloboPlay. Idealizou e produziu o documentário "Repare bem", de Maria de Medeiros, e codirigiu o documentário "Osvaldão". No teatro, foi atriz da Cia São Jorge de Variedades e Cia do Latão. Diretora e roteirista do documentário "Quando Falta o Ar" (2021).

Dra. Helena Petta
Médica infectologista, possui doutorado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo. Foi visiting scholar no David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (2020-2021). Criadora da série médica televisiva "Unidade Básica", do canal Universal Channel, disponível pela GloboPlay. Autora da série "Unidade Básica: a saúde pública brasileira na TV", da editora Hucitec. Diretora e roteirista do documentário "Quando Falta o Ar" (2021).

Profa. Dra. Eliana Aparecida Mori Honain
Enfermeira e Professora do Curso de Medicina da Uniara, e Secretária Municipal de Saúde de Araraquara.

Vitor Caramuri Cardoso de Moraes
Graduando do curso de Medicina da Universidade de Araraquara - Uniara e presidente da atual gestão da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família (ALASF).

Moderador - Professor Phelipe A. Calixto
Médico de Família e Comunidade da ESF Maria Luiza/Prefeitura Municipal de Araraquara, professor e preceptor do curso de Medicina da Universidade de Araraquara - Uniara. Supervisor do Programa de Residência de MFC de Araraquara. Coordenador da COREME MUNICIPAL da SMS de Araraquara. Vistoriador de Programa de Residência pela regional Araraquara CEREM-SP/CNRM/MEC.


Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /eventos/fortalecimento-mfc/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI